BMW iX3: um SUV eléctrico para (tentar) dar cabo da concorrência
Que têm experiência a fazer carros eléctricos já todos sabemos, mas a BMW ainda não tinha um SUV deste género. A concorrência começou mais cedo, mas nem sempre quem arranca à frente fica em primeiro. Terá o novo iX3 argumentos para vencer?
O novo BMW X3 será o primeiro a disponibilizar motorizações para todos os gostos. Desde os mais tradicionais motores a gasóleo e gasolina, passando pelo evoluído híbrido plug-in e chegando, agora, ao 100% eléctrico. Uma solução que vai ao encontro do que o mercado pede, não só relativamente à motorização mas, também, ao segmento do veículo. Se os SUV são o que mais se vende, faz todo o sentido que se disponibilize motorizações para todos os gostos. Claro que só algumas marcas é que se podem dar a este luxo, em particular as premium alemãs.
Segue-nos no Instagram e fica a par do que andamos a fazer!
Tecnologias mais recentes
Este iX3 vai receber e apresentar toda a tecnologia para veículos eléctricos que a BMW vai utilizar nos seus próximos modelos. O próximo i4, já em 2021, vai receber o tratamento completo, desde motor, baterias, software, autonomia, carregamento, tudo.
Para começar, o novo motor eléctrico, fabricado in house, em Landshut, com uma potência de 286 cavalos e um binário de 400 Nm, o que lhe permite fazer um sprint até aos 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade, como é normal nos carros eléctricos, está limitada aos 180 km/h. A bateria é de 80 kWh e permite uma autonomia de 460 quilómetros, com carregamento rápido (10 minutos dão-nos 100 km) e travagem regenerativa de última geração.
Uma particularidade – demasiado recente e pouco experimentada – é o som. Isso mesmo, o som do motor. A BMW trabalhou com o compositor Hans Zimmer (“Gladiador”, “A Origem”, “O Cavaleiro das Trevas”) para criar uma experiência sonora dentro do carro que transmite ao habitáculo uma experiência mais desportiva e excitante. O que é que isso significa? Não sei bem. Já experimentei um carro eléctrico com som modificado e posso dizer que a junção do binário imediato e do som é interessante, mas só mesmo experimentando. Assim que o fizermos, fica a promessa de te contar.
Outra particularidade são as jantes de 19 polegadas, aerodinâmicas, em alumínio. Ao nível do interior há espaço para 5 pessoas, materiais de qualidade, ar condicionado automático tripla-zona, entre outras tecnologias, e tens à disposição 510 litros na bagageira. Bastante bom para a família ou para o trabalho.