Opel Mokka com motores a combustão
Depois de apresentado o novo crossover da Opel, o Mokka, na sua versão eléctrica, chegou a vez dos motores tradicionais fazerem parte das motorizações disponíveis. Um carro moderno, com uma nova linha para os modelos da Opel, e cheio de tecnologia.
Presente e Futuro
O CEO da marca, Michael Lohscheller, diz que o Mokka “engloba tudo o que a marca representa, no presente e no futuro”. Adjectivos como divertido de conduzir, eficiente e inovador são os que usa para descrever o novo crossover da Opel, e diz que isso reflecte os seus valores. Quanto à condução, teremos de esperar para ver, mas quando ao resto, talvez possamos adiantar qualquer coisa.
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Quanto ao inovador, concordamos. Não só pelas linhas, mais arrojadas, que fogem aos arredondados usados por demasiado tempo – remetem-nos para o Corsa A, por exemplo, sem ser demasiado caixa de fósforos – mas, também, pela tecnologia e pelo design interior, muito mais moderno e futurista. A combinação de dois ecrãs no painel de instrumentos, alinhados horizontalmente, transmite um ar de cockpit de filme de ficção científica e permite mais e melhor integração multimédia, aplicações e disponibilização de informação de forma mais interactiva. A tecnologia de segurança também está evoluída, com a disponibilização do Cruise Control Avançado e do sistema de Posicionamento Ativo na Faixa de Rodagem. Traz para este segmento, também, a tecnologia de iluminação IntelliLux com 14 elementos nos faróis.
Motores a tradição
Se, por um lado, o Opel Mokka foi apresentado com motorização eléctrica (136 cavalos e mais de 300 km de autonomia), agora apresenta os motores a combustão, todos eles com um binário bastante elevado e disponível a baixa rotação para a cilindrada que têm, graças aos turbos e motores de baixo atrito. São eles o 1.2 litros turbo, a gasolina, com potências de 100 ou 130 cavalos, podendo, na versão mais potente, optares por uma caixa automática de 8 velocidades.
Há, também, um motor a gasóleo de 1.5 litros com 110 cavalos e 250 Nm de binário e caixa manual de 6 velocidades. O consumo anunciado é de 3,8 l/100km para o diesel e em torno dos 4,6 l/100km para gasolina. Para isto ajuda o binário disponível a baixa rotação, o que lhe dá mais força sem necessitar de muito esforço e o baixo peso do Mokka, cerca de 1200 kg.
Fotos: Oficiais