O novo Hyundai Tucson ainda não chegou e já nos está a seduzir
Um dos modelos de maior sucesso da Hyundai, o Tucson, vai ter uma nova geração. Depois de 5 anos da actual, está na hora da marca mandar fora e fazer de novo. Não pelo actual ser mau – muito, muito pelo contrário – mas porque é um modelo que a Hyundai quer manter o mais actual possível para satisfazer o mercado que o adora. É o seu best-seller global.
A Hyundai faz alguns dos carros mais equilibrados do mercado. Excelente relação qualidade/preço, boas motorizações, tecnologia e por aí fora. É seguro dizer que não fica atrás de nenhum concorrente. Nestes últimos 5 anos têm mostrado que devem ser levados a sério e para isso contam com alguns dos modelos mais fixes do mercado. O sensacional e sensato hot hatch i30 N, o citadino e cheio de qualidade i10, o luxuoso e espaçoso Santa Fe e o incontornável Tucson. Um SUV que tem tudo aquilo que um SUV deve ter e mais alguma coisa.
Se o design, tanto exterior como interior, sempre foi o calcanhar de Aquiles da Hyundai, desde há uns anos o caso mudou de figura. E não mostram sinais de abrandar. Suponho que seja por saberem que ainda não estão “lá”. Quer dizer, já estão, mas para a estratégia da marca ainda não. Se têm um produto com enorme qualidade e a um preço muito convidativo, porque é que se haveriam de contentar em ser, apenas, um concorrente no mercado. Possivelmente, devem ver-se como o standard e é para aí que querem ir. Para isso, sabem que é necessário um design forte, aliado a boa tecnologia e motores que, podendo não ser o pináculo da tecnologia e eficiência, que sejam bons. Mas isso leva tempo. Não se acerta num design à primeira, e muito menos sempre.
Segue-nos no Instagram e fica a par do que andamos a fazer!
A Hyundai revelou, por isso mesmo, um pouco daquilo que se pode esperar do novo Tucson, que será apresentado dia 14 de Setembro e lançado em 2021. Seguindo a orientação “Desportividade Sensual” (gosto!) e pelo que se consegue ver, destaca-se o design exterior ao qual a marca chamou de paramétrico, também aplicado aos faróis dianteiros e traseiros. Os faróis dianteiros parecem estar “escondidos”, mascarando-se com o resto da grelha frontal. O Novo Tucson será ligeiramente maior mas com um ar mais dinâmico, com contraste entre as superfícies e arestas mais pronunciadas e os segmentos mais suaves e fluídos. No interior, apesar de não haver nenhuma amostra, o design deverá ser mais interactivo e com foco no conforto e conveniência, apostando num design harmonioso.
Dia 14 ficaremos a saber tudo. Para já, parece-nos muito bem.