Primeiro Dacia 100% eléctrico é uma realidade e chama-se Spring Electric
Depois de mostrar o concept Spring Electric em Março, ficamos agora a saber como será a versão de produção do primeiro Dacia totalmente eléctrico. Mas, calma, que não é motivo para começarem já a cantar vitória (nem sei porque o fariam). É que, apesar de ser 100% eléctrico, é um modelo concebido para cidade e sem aspirar a grandes números.
Alguns números
Apesar de um design que inspira confiança e o faz parecer espevitado, não esperes muito deste Dacia eléctrico. Aliás, depende do que pretendes. Se queres um carro com boa autonomia urbana, está fixe. A bateria de iões de lítio de 26,8 kWh de capacidade permite fazer até 295 km em cidade, o que é muito bom tendo em conta que os percursos médios em Portugal andam entre os 5 e os 30 km diários.
Motor
Agora, sim, prepara-te para ficares espantado com estes números! Motor eléctrico de 44 cavalos! Ahhh, agora é que vai ser! Ninguém me segu… han? Ah, 44. Ok, é pouquinho, mas também isto é para andar na cidade e poupar. Faz sentido. Mas o binário deve ser uma loucura, aposto! 125 Nm? Ah bom. Pronto, está em linha com a potência, vá. Mas aposto que tem um botão qualquer que lhe dá mais uns, sei lá, o dobro. É isso mesmo! Tem um botão que lhe dá o dobro, assim para as ultrapassagens e semáforos. Tem? VÊS! Eu sabia! Ah, mas tira-lhe 13 cavalos e limita a velocidade a 100 km/h em vez da máxima de 125. Epá, pronto. É para poupar, lá está.
Este botão permite-te aumentar a autonomia em quase 10%, o que é muito bom e sempre dá aquela ajuda quando estamos num aperto. Pode vir a dar jeito, até porque carregar este Dacia Spring Electric pode demorar. Mais precisamente 14 horas numa tomada doméstica, para prolongar a bateria. Desce para 8h30 numa wallbox de 3,7 kW e num carregador rápido leva 1 hora para os 80%. Não acho mal. Na verdade, este tipo de carro é capaz de ser a compra mais inteligente que se pode fazer. Em princípio será barato. Terá é de ser bastante mais barato para conseguir convencer a maioria dos consumidores a não comprarem uma alternativa de combustão. E da própria marca, até!
Design
Aqui estou convencido. Tem boas proporções, parece pequeno – e é – mas com ar moderno. Consegue acomodar 4 pessoas na boa, 300 litros de bagageira, um interior minimalista mas gets the job done. E para um citadino isso é o mais importante. Capacidade de ir de um sítio a outro, com a maior eficiência possível, sem desconforto e com comodidade q.b. Estamos curiosos para o testar, assim como tu também estarás para saber mais acerca do primeiro Dacia 100% eléctrico. Assim que nos for possível, cá te esperamos para to mostrar.
Entretanto, lembra-te de nos seguires no Instagram =)