Novo Toyota Yaris: mais design, mais qualidade, mais híbrido
Com a apresentação do novo Toyota Yaris ficámos a saber algumas coisas que vais querer saber. Para começar, algo que já deves ter reparado: o carro está muito, mas muito mais giro que o anterior. Segundo, o motor 1.5 híbrido está mais eficiente tem mais 16 cavalos. A tecnologia e qualidade estão melhores e já te vamos dizer o preço.
Evolução
Seja no design, na plataforma – esta é a primeira aplicação da nova plataforma GA-B – na motorização ou nos materiais, há uma clara evolução no novo Yaris. Está mais desportivo, com os arcos das rodas mais protuberantes e os pára-choques bastante mais robustos, tendo, ainda assim, uma imagem bastante dinâmica. No interior, o design mantém-se desportivo, com a sempre especial atenção à posição de condução (assim que o testarmos vamos dar-te conta de todos estes detalhes), os bancos desportivos e, agora, um cluster de entretenimento digital com Android Auto e Apple Car Play de origem, com ecrã de toque e o painel de instrumentos digital, com dois painéis TFT e um head-up display na versão de topo.
Mais compacto, mais espaço e mais potência
Apesar de mais curto alguns milímetros, o novo Yaris tem uma maior distância entre eixos e maior largura, o que lhe dá mais espaço interior e uma dinâmica de condução mais apurada. A nova plataforma baixa, também, o centro de gravidade e tem uma maior rigidez, o que tudo combinado, devem apontar para uma comportamento dinâmico superior. O Yoyota GR Yaris terá praticamente tudo diferente da versão “normal”, mas espera-se que esta seja bastante divertida de conduzir.
Os motores serão os já conhecidos 1 litro de 72 cavalos, o 1.5 litros de 125 cavalos e a nova iteração do 1.5 Hybrid Dynamic Force, agora com 116 cavalos extraídos do motor 1.5 a gasolina de 92 cavalos com uma eficiência fantástica de 40% em conjunto com o motor eléctrico de 80 cavalos. Tudo isto permite uma redução das emissões em 30% e 20% nos consumos, sendo o anunciado de apenas 3,8 litros /100 km. Valores que, a confirmar, são fabulosos. Os testes revelam que em condução urbana, o novo Yaris híbrido circula quase 80% do tempo em modo eléctrico.
Preço
A Toyota indica que, por apenas mais 1.000€ recebe-se um carro muito superior ao modelo anterior. Isto significa o quê, mais concretamente, estás tu a perguntar, imagino. Ora, para começar, todas as versões trazem, de origem, o novo Toyota Safety Sense. Tem sistema de pré-colisão com deteção de peões, ciclistas, detecção noturna de peões, cruise control adaptativo com manutenção de velocidade e na faixa de rodagem (um sistema que um muitos carros é preciso pagar um balúrdio e aqui já vem de série), reconhecimento de sinais de trânsito, assistência na detecção de peões e aproximação de peões em cruzamentos, entre outros. Só nestes sistemas todos os mil euros já estão pagos duas vezes. A isto soma a câmara traseira de estacionamento, ecrã multimédia de 7 polegadas (pode evoluir para 8) e os primeiros airbags centrais do mundo.
A versão que estão a prever vender mais será a Confort Plus com o motor híbrido por um preço de 22.500€, um valor altamente competitivo face à concorrência e ao equipamento que oferece. Os preços começam nos 17.800€ para o 1.0 Confort e vão até aos 26.800€ na versão Premier Edition com o motor híbrido. Quanto ao motor, a expectativa é que se mantenha como um dos melhores motores do mundo, especialmente com as melhorias que recebeu. A bateria está mais leve e mais eficiente, bem como a unidade de controlo de potência e a caixa de velocidades, mais pequena e mais leve. Mais de metade dos Yaris vendidos em Portugal são híbridos e é esperado que esses números aumentem nesta novo geração. A nossa primeira impressão é muito positiva. Só falta testar, claro!
Segue-nos no Instagram =)