Desafio #10: melhor híbrido até 30 mil euros
Já faz algum tempo que não te trazemos nenhum desafio de equipa, por isso – e tendo em conta as notícias recentes relativas ao fim dos incentivos fiscais – decidimos fazer um em que tivéssemos de escolher o melhor híbrido até 30 mil euros.
Rafael Aragão
A minha escolha recai sobre um carro que tem sido, desde há muitos anos, o standard com o qual todos os outros híbridos se medem (e fazem muito bem). É o Toyota Yaris Hybrid. Para começar, a Toyota tem décadas de experiência com motorizações híbridas. É caso para dizer que ninguém os faz tão bem quanto eles. Embora o caso esteja a mudar de figura com a entrada de mais marcas no mercado dos híbridos – e ainda bem – é muito difícil concorrer com uma casa que sabe o que faz e que investe muito em fazê-lo cada vez melhor. O novo Yaris híbrido vê o seu motor renovado e melhorado, juntamente com o design e a tecnologia/segurança. O seu 1.5 Dynamic Force cresce em potência para os 116 cavalos face aos 100 do anterior modelo, e o consumo reduz-se ligeiramente, apontando para os 3,8 litros /100 km, sendo capaz de andar em modo eléctrico em cidade até 80% do tempo.
Está para breve o nosso teste a esta versão e, também, o nosso veredicto, mas pelo que já tivemos oportunidade de testar, este Yaris vai continuar a ser o benchmark do sector. Inclusivamente ao nível do design. Mais moderno e robusto, com um ar muito desportivo e um interior totalmente renovado, junta-se-lhe o Toyota Safety Sense de origem para todas as versões e os 7 anos de garantia. Por um preço abaixo dos 22 mil euros para a versão super bem equipada Comfort Plus ou abaixo de 25 mil para a “pimpona” Square Collection e temos uma excelente opção para quem procura um carro compacto e ecológico, por um preço em conta. Sobram-me 5 mil euros para fazer cerca de 80.000 km e uns “trocos” para o seguro.
João Isaac
Posso confirmar que já são raros os automóveis que conduzo que não têm algum tipo de electrificação no seu motor. São, também, poucas as notícias que leio que não são sobre eléctricos ou híbridos e faz por isso, todo o sentido, que este regresso aos desafios da Garagem seja, também ele, electrificado. E contrariando um pouco aquilo que é o meu gosto pessoal habitual, se estivesse comprador de um híbrido com preço até 30 mil euros, optaria, provavelmente, por um crossover. Simplesmente porque, neste caso em particular, é um modelo verdadeiramente original, com um design fresco e colorido se assim o quisermos. Para além disso vem igualmente com uma óptima garantia incluída no pacote.
Por cerca de 26 750 euros, comprava assim um Hyundai Kauai Hybrid Premium, em Blue Lagoon, e ia para casa com um híbrido muito competente, cujo ensaio podem rever clicando aqui. Equipamento não lhe falta, com ar condicionado automático, acesso e arranque sem chave e jantes de 18 polegadas, por exemplo. Com 3250 euros no bolso e com 141 cavalos híbridos capazes de beber apenas 5 litros por cada 100 quilómetros, consigo pagar gasolina para percorrer mais de 45 mil quilómetros ao volante do Kauai. E quando se acabar esse dinheiro, o Kauai ainda deve ter 4 anos de garantia sem limite de quilómetros pela frente. Fácil.
D.L.
Neste regresso dos desafios da Garagem foi a vez de escolher um híbrido até 30 mil euros. Quando nos decidimos por este tópico pensei para os meus botões que seria difícil encontrar um modelo que conseguisse preencher os requisitos. Porém, depois de uma longa pesquisa pelos configuradores das marcas percebi que é mais fácil do que parece. Aliás, o mais complicado foi escolher apenas um. Optei por recorrer à Toyota, uma marca que conta com uma vasta experiência no que a híbridos diz respeito. Falo da Toyota Corolla Touring Sports com o motor 1.8 Hybrid e o nível de equipamento Comfort + Pack Sport. Isto só é possível porque a marca japonesa tem uma promoção que reduz o preço dos 30 820 euros para os 27 820 euros e, assim, já preenche os requisitos deste desafio.
Mas porquê esta escolha? Ora, pensei em vários pontos para além do preço e motorização. A Corolla Touring Sports é uma carrinha de cariz familiar e que apresenta um conforto assinalável. Deste modo, torna-se uma excelente escolha para quem quer dar o passo seguinte e aumentar o número de elementos da família. A isto acrescento também o bom recheio de equipamento, aposta forte na segurança e uma bagageira suficiente para a “bonecada” toda das crianças. Do ponto de vista do condutor, este é acompanhado por uma motorização híbrida que garante 122 cavalos e 142 Nm de binário, mais do que suficientes para uma utilização diária. Em suma, é um investimento de 30 mil euros a pensar no futuro.
Segue-nos no Instagram