Cyan P1800: o melhor “restomod” do mundo é Volvo
Numa era de modernidade, electrificação e substituição do prazer de conduzir por argumentos mais “jovens” como tecnologia a bordo e conectividade, é bom saber que ainda há quem queira – e principalmente quem faça – coisas mais mecânicas e sensoriais. Este restomod de um Volvo P1800 é um desses casos e a Top Gear deu-lhe o prémio Retro Hero of the Year.
Não sou do tempo d’O Santo, mas lembro-me de ver o Roger Moore nalgumas reposições na RTP Memória e de gostar muito. Não só o tema “espiões que salvam o mundo e tal” me agrada muito, como as partes em que aparecia o seu fiel companheiro Volvo P1800 me deixavam doido. É capaz de ser a palavra certa. Se tivesse de fazer um top 3 dos carros mais-absolutamente-lindos-de-todo-o-sempre-e-para-sempre, o P1800 estava lá, garantidamente. Já vão saber quais são os outros.
Eu sei que o Polestar 1, feito pela mesma casa que fez este restomod – a Cyan é a equipa de corridas oficial da Volvo que criou a Polestar que, depois, foi adquirida pela Volvo – dá uns ares ao P1800, mas deve ter, para aí, o dobro do tamanho. Calha a Volvo voltar a fazer um P1800 (e pode ser eléctrico na boa, não me importo) e vai ganhar tudo o que há para ganhar. O meu apreço e admiração ganham, sem dúvida. Não é por serem eléctricos que os carros têm de ser feios, tá? Não estou a falar da Volvo, mas da indústria no geral. Nem os eléctricos, nem nenhum!
Este Cyan P1800 não é eléctrico, mas não é por isso que deixa de ser moderno. Carroçaria em fibra de carbono, chassis em aço reforçado, roll cage em titânio coberta em pele e tudo o que de bom se pode colocar num carro. Mas querem saber do motor, não é verdade? Pois então cá vai. É um 4 cilindros, turbo, de 2 litros, com a mesma base do motor do Volvo S60 de corrida do WTCC, que tem ganho corrida atrás de corrida. Chega para 420 cavalos e 455 Nm de binário, num carro com, apenas, 990 kg! Eu repito: 990 kg! Quero um… JÁ!
Para isso tinha de ter cerca de meio milhão de euros aí perdido para gastar, mas, também, por esse preço, ficava tudo à minha maneira. Ah pois! Que é o mesmo que dizer que ficava como eles quisessem, que eles é que sabem. Mas por muita mecânica de topo que tenha, o mais fantástico deste projecto é, sem dúvida, a sua base. Este protótipo usa um Volvo P1800 de 1964.
O carro foi apresentado em 1960, um ano antes do Jaguar E-Type, dois anos antes do Ferrari 250 GTO e 3 anos antes do Porsche 911, e sabem que mais? Pode vir um de cada. E já que estou a pedir, acrescentem um Lamborghini Miura. O Porsche ainda é naquela, porque os actuais 911 são muito giros e bons, portanto da Porsche pode ser a atual versão 992, mas os outros já não há mais e já não se desenham carros daquela maneira.
Que delícia ver um desses carros. Não só o design e a mecânica, mas, também, a história, as corridas e os eventos pelos quais passaram. Carros que valem, actualmente, milhões, mas que, no seu tempo, foram totalmente “escafiados” e continuam a dar cartas. E isso atesta, não só, a sua qualidade, como a razão de serem tão fantásticos. Ter um desses clássicos e não o usar devia ser um crime.
Felizmente há restomods destes para nos trazerem de volta o gosto e estas peças magníficas novamente para as estradas. Venham mais e parabéns, Volvo, pelo prémio.