Dacia Sandero: o automóvel que os portugueses mais compram tem nova geração e custa a partir de 9 mil euros
A liderança europeia já era sua, mas o Dacia Sandero é igualmente o automóvel mais vendido em Portugal a clientes particulares. E se a geração que sai agora de cena foi suficiente para os convencer, o que dizer da nova, que a Dacia terá disponível nos seus concessionários já em Janeiro com um preço base de 9000 euros. Sim, um número de quatro algarismos.
É claro que o Sandero que podes comprar por este preço não é nenhuma “bomba”, pois tem um motor 1.0 litros com 65 cavalos, mas tem cinco bons lugares e uma bagageira com 410 litros, ambos valores de referência dentro do segmento do Sandero. Para além das diferenças óbvias, com um design mais actual e apelativo, a grande novidade desta terceira geração é a adopção da nova plataforma CMF da Renault, estreada pelo Clio e pelo Captur.
E para além da habitabilidade melhorada, com a nova plataforma vêm também novidades a nível de condução e tecnologia. O Sandero passa a contar com elementos de segurança activa como o assistente de ângulo morto e a travagem activa de emergência e no que diz respeito ao conforto pode igualmente dispor de acesso e arranque sem chave, ar condicionado automático e câmara de apoio ao estacionamento, por exemplo.
Quanto ao infotainment, estão disponíveis três sistemas. O mais simples Media Control usa, na verdade, o nosso smartphone para, através de uma app, reproduzir um sistema convencional. Acima, o sistema Media Display com ecrã táctil de 8 polegadas e no topo, com display de iguais dimensões, o sistema Media Nav que permite até fazer ligação sem fios ao Android Auto ou Apple Car Play.
A gama distribui-se por três níveis de equipamento: Access, Essential e Comfort. A muito apreciada carroçaria Stepway mantém-se na gama e pode ser associada aos dois níveis de equipamento mais recheados. Por fora, esta continua a apostar numa carroçaria preparada para a aventura, devidamente protegida e com mais altura ao solo do que um Sandero convencional. As barras de tejadilho modulares são um argumento de peso e suportam um de até 80 kg.
Quanto a motores, acima do três cilindros de 65 cavalos já mencionado, está apenas disponível mais uma motorização mas que é, na verdade, todo o pulmão de que o Sandero precisa, o motor 1.0 TCe, turbo, com 90 cavalos ou, na versão Bi-Fuel, a GPL, com 100 cavalos. A Dacia mantém a aposta no GPL como alternativa de baixo custo para se reduzirem emissões de CO2, bem como os custos de utilização, com um preço por litro muito apelativo, mesmo que a GPL o Sandero gaste um pouco mais do que quando alimentado a gasolina. Os novos Dacia Sandero chegam no final de Janeiro de 2021 e a gama nacional terá os seguintes preços:
Sandero
SCe 65
- Access – 9000 €
- Essential 9750 €
TCe 90
- Comfort – 13 250 € (com caixa CVT custa mais 1300 €)
TCe 100 ECO-G 100 Bi-fuel
- Essential – 11 500 €
- Comfort – 13 500 €
Stepway
TCe 90
- Essential – 13 250 €
- Comfort – 14 750 € (com caixa CVT custa mais 1300 €)
TCe 100 ECO-G 100 Bi-fuel
- Essential – 13 500 €
- Comfort – 15 000 €