Hennessey Venom F5 revelado e dá mais de 300…milhas por hora
Um dos alvos a abater parece ser o Bugatti Chiron, pois este Venom F5 da Hennessey promete ser o automóvel de produção mais rápido do planeta. A velocidade máxima declarada é 311 milhas por horas, o equivalente a 497 km/h. Aliás, 497,6 km/h. Seis décimas, neste valor absurdo de velocidade máxima, faz toda a diferença.
O Venom F5 é construído com base num chassis em fibra de carbono – que pesa menos de 90 kg – e recorre a um motor V8 com 6.6 litros, o Fury, para declarar a velocidade acima referida. A aceleração de 0 a 100 km/h demora cerca de 2,6 segundos. Segundo John Hennessey, e apesar de confirmar a produção de novos modelos a seguir a este, o F5 continuará a representar o topo da sua oferta em termos de performance.
A Hennessey tem focado o seu trabalho na preparação de carros já de si muito rápidos, como aliás o demonstra o seu slogan “Making fast cars faster”. Mas o Venom F5 não só está numa liga à parte, como simboliza uma nova fase para a casa norte-americana, a de entrada no restrito grupo de fabricantes de hipercarros. O nome F5, como já se devem ter apercebido, inspira-se na escala Fujita de furacões, em que o F5 é o mais forte de todos.
Serão produzidas apenas 24 unidades e cada uma custará 2,1 milhões de dólares, cerca de 1,73 milhões de euros. Coisa pouca, portanto. A estrutura em carbono é produzida no Reino Unido, onde a primeira unidade agora revelada foi totalmente construída. As seguintes nascerão numa nova casa da marca em Sealy, no estado do Texas.
O motor V8, sobrealimentado, produz mais de 1840 cavalos às 8000 rpm – com redline às 8200 – e o binário supera os 1615 Nm por volta das 5500 rpm. Parece-nos bem para um daily driver. Combina um bloco em ferro fundido com cabeças em alumínio e válvulas em titânio e os turbos tem compressores de 76 milímetros, os dados que importam para nós, geeks desta coisa dos automóveis. A caixa é uma automática de 7 velocidades e não lhe falta, obviamente, diferencial autoblocante.
Mais assustador que a velocidade declarada de 497 km/h e mais uns pós, é que a Hennessey também fez saber que a última relação é suficientemente longa para esgotar o V8 até às 8200 rpm e, por essa altura, em teoria, rolar a 545 km/h. O peso reduzido, abaixo de 1400 kg, é também parte do segredo e conseguido graças ao muito carbono utilizado na sua construção. Só para terminar, mais um facto giro: metade da produção anunciada já foi! Não te despaches que não é preciso.