Renault Twingo Electric: 200 km para a cidade com preço a condizer
Fomos conhecer o novo Renault Twingo Electric na apresentação nacional e ficámos a saber tudo o que precisas se a tua cena é um carro citadino, com boa autonomia e o melhor preço até à data para um eléctrico.
O que há de novo?
Basicamente só mesmo a mecânica. Tudo o resto é exactamente igual ao Twingo com motor a combustão. Mantém-se o tamanho, o espaço – mesmo os 240 litros na bagageira – e a agilidade sem par. As rodas continuam a virar a 45º, o que lhe permite o ter o melhor diâmetro de viragem do mercado (8,6 metros), o motor e a tracção mantém-se lá atrás… e o controlo de tracção continua sem ser possível de desligar, por isso tirem o cavalinho da chuva se estavam a pensar nisso.
É um bom eléctrico?
Eu diria que sim. Cada vez mais o mercado e a indústria navegam para a electrificação e para “fazer barulho” as marcas adoram desenvolver eléctricos com centenas de cavalos e um binário que quase faz a Terra girar ao contrário. No caso deste Twingo, a coisa é mais singela, como se espera para um citadino. O motor tem 82 cavalos e 160 Nm de binário. Pode não parecer muito, mas chega para acelerar em 4 segundos dos 0 aos… 50 km/h. Mas é bom! Significa que assim que o semáforo fique verde é prego a fundo e ninguém te apanha. A velocidade máxima é de 135.
A bateria de iões de lítio tem 22 kW/h de capacidade, o que, com um consumo a rondar os 11 kW/h, permite quase 200 km de autonomia em ciclo WLTP (270 em WLTP citadino). Se utilizarmos o modo de caixa “B”, para uma maior regeneração da bateria, este valor pode ser superior. O carregamento pode ser, segundo a marca, 4 vezes mais rápido que a concorrência, nos postos de 22 kW que se encontram na via pública. A sua tecnologia patenteada Caméléon permite que o carregamento se adapte a potência do carregador, até aos 22 kW em corrente AC. Basta uma carga completa para conseguirmos andar em cidade durante uma semana sem problema nenhum. Para trajectos maiores – entre os 20 e os 40 km de média – consegue-se também, vários dias sem necessidade de carregar.
E os preços?
Aqui não há muito a dizer. Aliás, basta dizer que é o melhor preço do mercado para um eléctrico. A partir de 22.200€ temos a versão ZEN, que conta já com ar condicionado automático, retrovisores eléctricos, ecrã de 7 polegadas com replicação de smartphone, sensores de chuva e luz e podia parar por aqui porque isto já é bastante bom. Podes adicionar alguns opcionais, como, por exemplo, tecto de abrir em lona por 950€, sensores de estacionamento traseiros por 260€, e por 100€ cada, vidros traseiros escurecidos e faróis de nevoeiro. A versão INTENS custa mais 1.000€ e traz a navegação, alguns dos extras referidos, câmara traseira, jantes de liga leve, etc.
Este Twingo Electric, com este preço, autonomia e qualidade, é um forte concorrente a melhor citadino do ano. Vê no vídeo em baixo o nosso primeiro contacto e segue-nos no Instagram.