Porsche Boxster: uma história resumida dos seus 25 anos – Parte 2 – #987
Tínhamos prometido voltar ao Porsche Boxster e cá estamos, novamente, prometendo igualmente regressar para as restantes gerações. Hoje o número que importa é o 987, o código da segunda geração, apresentada em Outubro de 2004. Por fora, sem mudar radicalmente, o Boxster passou a contar com um design ligeiramente mais agressivo, perdendo igualmente a ligação visual directa que tinha com o 911.
No habitáculo as diferenças foram consideravelmente mais significativas, com novo design e um superior cuidado com a ergonomia. Só a nível de bancos, estavam disponíveis quatro modelos distintos, com múltiplas regulações para uma ainda melhor posição de condução. Lá atrás, mas ao centro, claro, o motor de 2.7 litros passou a oferecer 240 cavalos e o de 3.2 litros do Boxster S elevou a fasquia para os 280 cavalos.
A adopção de vias mais largas, bem como as jantes de maior diâmetro passaram a permitir uma dinâmica mais evoluída, com maior aceleração lateral. A suspensão activa da Porsche passou a estar disponível em opção, permitindo, através de um botão, mudar a afinação do amortecimento adaptando o Boxster às condições do piso ou à resposta pretendida. Estava também disponível o pack Sport Chrono com, por exemplo, novos mapas para a electrónica do motor. Foi igualmente a primeira vez que os travões cerâmicos estiveram disponíveis no Boxster.
No final de 2007 a Porsche introduziu alguns melhoramentos no Boxster. O motor passou a contar com o sistema VarioCam Plus, de controlo variável da abertura das válvulas, e viu a potência subir para os 245 cavalos no Boxster e 295 cavalos no Boxster S. Neste último, o motor cresceu para 3,4 litros. Já no ano seguinte, a transmissão automática Tiptronic S foi substituída pela PDK de dupla embraiagem. Em 2009, ambas as versões viram os seus motores subirem de cilindrada e potência. O Boxster passou a usar um motor de 2.9 litros com 255 cavalos e o S, apenas ligeiramente maior, de 3387 para 3436 cm3, passou a ter 310 cavalos.
Destaque, também, para as versões especiais RS 60 Spyder de 2007 e Spyder de 2010. A primeira homenageia a vitória alcançada pelo 718 RS 60 Spyder nas 12 Horas de Sebring de 1960 e foi lançada no 80º aniversário de Hans Hermann, um dos pilotos vitoriosos, juntamente com Olivier Gendebien. Usa um motor 3,4 litros com 303 cavalos. Já o Spyder de 2010, na altura o Porsche de estrada mais leve de todos, é uma edição especial com portas em alumínio, baquets de competição e uma capota manual. Rádio e climatização não fazem parte da oferta, ajudando na dieta de 80 quilogramas relativamente ao Boxster S. No entanto, para além do motor 3.4 litros com 320 cavalos, o Boxster S conta também com diferencial autoblocante e suspensão desportiva. Foram produzidas 1667 unidades até 2011 e estava disponível em versões de caixa manual de 6 velocidades ou com a PDK de 7 relações. No total, a Porsche produziu 79 039 unidades do 987 entre 2005 e 2011.