Hennessey Venon F5: com este o Covid não te apanha
A não ser que vás dentro do carro com alguém infectado e se ponham os dois a gritar – o que é muito provável quando vais a mais de 500 km/h – e não estejam de máscara, claro.
A marca fundada por John Hennessey em 1991 sempre nos habituou a carros que no que tinham a menos do design e interesse visual, tinham a mais na parte mecânica e em performance. Começou como preparadora de carros, a modificar modelos como o Mustang, o Mitsubishi 3000GT, Viper, Supra e por aí fora, batendo records pelo caminho, até que criou o seu primeiro carro de origem, o Venom GT em 2010. Dez anos passados e o novo Venom F5 não é excepção, ainda que, visualmente, esteja muito, mas muito, melhor.
O melhor
Sem dúvida que a engenharia dos Hennessey são o seu ponto forte. O design está cada vez melhor, mas ninguém é capaz de ficar indiferente ao fabuloso motor twinturbo V8 a 90º de 6,5 litros com 1817 cavalos e 1617 Nm de binário! Isto tudo num bloco de ferro fundido de 280 kg. Para aguentar tanta potência tem de ser assim. Mas as cabeças dos pistões são em alumínio e as válvulas de admissão são em titânio. Porque inércia e tal…
Esta potência toda é capaz de empurrar o chassis em monocoque de carbono de 86 kg (alguma leveza, vá) até uma velocidade teórica superior a 500 km/h em 7ª velocidade. A caixa é semi-automática com uma embraiagem.
Os números
Bem, já te dissemos a velocidade máxima mas a aceleração não é menos impressionante. 2,6 segundos dos 0 aos 100 km/h e 4,7 segundos até aos 200. Se pretenderes ir até aos 300 com pé no fundo precisas de 8,4 e se quiseres ir até aos 400 km/h precisas de um pouco mais, vá: 15,5 segundos! Para teres uma ideia, o tempo de te levantares da cama, calçares os chinelos e chegares até à sanita para fazeres um xixizinho é o necessário para o Venom F5 chegar aos 400 quilómetros por hora.
Mas não é por ser do Texas que este carro só anda em frente. Não te enganes. Jantes de 19 polegadas à frente e 20 atrás com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de 265 mm à frente e 345 atrás juntamente com suspensões independentes adaptáveis, carroceria também em fibra de carbono e um peso total ligeiramente superior a 1300 kg fazem deste carro um autêntico devorador de curvas. E, depois de sair delas, é prego a fundo e ninguém mais te apanha.
O preço desta brincadeira? 2,1 milhões de dólares, antes de impostos. Coisa pouca. Dos 24 que vão ser construídos, 15 já estão vendidos. Os restantes devem estar quase. É bom que te apresses. O Euromilhões não se preenche sozinho.
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