Ford Focus 1.0 Ecoboost MHEV 155 cv: pouco híbrido, muito carro
Testei a versão híbrida ligeira do Ford Focus com o motor de 1 litro de 3 cilindros e 155 cavalos com o nível de equipamento ST-Line X e apesar de ter gostado, fiquei com a impressão de que os cavalos a mais e o sistema mild-hybrid eram desnecessários. Passo a explicar.
A mais
Comparando com as restantes versões deste motor, fica a impressão de que os 30 cavalos a mais eram dispensáveis. Não trazem um aumento de performance considerável e aumentam o consumo ligeiramente. Outra coisa que também considero dispensável é o sistema híbrido ligeiro. Tirando a indicação no painel digital quando está ativo, praticamente não se dá por ele. Isto não significa que este Ford Focus seja mau. Ai não, não! Muito pelo contrário! É uma “máquina” e dos melhores carros no mercado.
O que isto significa é que a melhor versão deste pequeno motor de 1 litro é a de 125 cavalos com caixa automática sem sistema híbrido. Porquê? Primeiro, porque os 125 cavalos são suficientes. Segundo, porque a caixa automática é boa. Depois, porque o preço está “ela por ela” – a diferença entre esta versão e a que testei é de cento e poucos euros.
Quanto ao consumo, não dá para chegar aos valores anunciados de 5,1 litros, mas somos capazes de fazer entre os 6 e os 7 litros aos 100 km. Eu terminei o teste com 7,6 l/100 km mas deixei a parte “não quero saber” para o fim. Fiz praticamente o ensaio todo em cidade e consegui andar abaixo dos 7.
A menos
A menos não tem nada, a não ser, vá, a falta do volante aquecido. As marcas que comecem a meter isso de série em todos os modelos. Ganhamos todos e não custa assim nada. De resto, tem tudo. Sistemas de segurança modernos, bom equipamento, sistema de som de qualidade, os materiais são bons e a construção também. O Focus é fabricado na Alemanha e os alemães sabem montar carros, não há dúvida.
O design exterior é dos melhores – senão o melhor – do mercado. O carro é giro. É desportivo sem precisar de kits extra, tem uma altura baixa – o que me agrada – tem personalidade sem precisar de gritar “olhem para mim sou um carro desportivo!”. Por dentro, está fixe. Não tem o design mais moderno nem mais elaborado, mas é intuitivo, tem botões – ufa – e as coisas estão onde achamos que estariam. Os bancos são confortáveis e a posição de condução é irrepreensível. Este carro consegue trazer a toda a gente um nível de tenho-um-carro-super-fixe que nunca tinha visto noutro. E depois chegamos ao comportamento. Não há muito a dizer. É muito bom. Mesmo!
Quando ao nível de equipamento ST-Line X, custa cerca de 800 euros a mais do que a versão ST-Line e as diferenças são mais na parte estética. Dito isto, a versão ST-Line será a melhor.
Concluindo
O Ford Focus é um carro excelente e uma opção a considerar fortemente na hora de comprares um carro. Especialmente na versão ST-Line, com uma estética mais forte e muito equipamento. Esta versão de 155 cavalos mild-hybrid que testei é boa se procuras um pouco mais de potência e podes pagar os cerca de 1200€ a mais do que a versão de 125 cavalos. Vendo bem as coisas, até é um bom preço por mais 30 cavalos. Ainda assim, o melhor do Focus é sem dúvida nenhuma o chassis. E isso, felizmente, vem de origem com todos. A minha escolha iria para a versão de 125 cavalos com caixa automática que é ligeiramente mais barata.
Bom, bom, era a Ford fazer uma versão híbrida recarregável com este motor neste Focus. Eu comprava.
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