Novidades automóvel para 2021: o que aí vem
Chega o novo ano e, com ele, novidades dos vários construtores de automóveis. Uns mais tradicionais, outros electrificados, uns, ainda, extremamente desportivos e, como não podia deixar de ser, SUV. Muitos SUV. Fiquem com alguns dos novos modelos para o ano 2021.
Começamos com alguns SUV; as galinhas dos ovos de ouro do sector. A Alfa Romeo tem previsto o lançamento do SUV compacto Tonale, por volta de Abril, que partilha a plataforma com o Jeep Renegade, do mesmo grupo, e é provável que venha a ter uma versão híbrida. A Audi tem preparados o Q5 Sportsback e o eléctrico Q4 e-tron, cuja plataforma partilha com o iD4 da VW, para a primavera deste ano. Fora dos SUV, tem, ainda, o aguardado e-tron GT, um concorrente do Tesla Model S e Porsche Taycan.
De Espanha podem não vir bons ventos, mas vêm bons carros, em particular da Cupra. Não só já temos o fabuloso Formentor, como é esperada uma versão híbrida “enchufable” e também o El-Born, o hatchback eléctrico cujo concept anunciava 500 km de autonomia e uma aceleração dos 0 aos 50 km/h inferior a 3 segundos. Para quem não quer aguardar pelo 100% eléctrico, o Cupra Leon também já está disponível e tem 245 cavalos com 60 km de autonomia eléctrica.
Ainda de Martorell, mas da marca-mãe, já estão disponíveis os Seat Leon e-hybrid na versão hatchback e carrinha com autonomia de 60 km em modo eléctrico.
Para terminar os SUV (embora faltem alguns), não esquecer o muito aguardado Ford Mustang Mach-e com os seus quase 600 km de autonomia e da marca best-seller europeia, a Dacia, o renovado Duster e o eléctrico Spring. Nota, ainda, para o novo 100% eléctrico da Hyundai – aliás, da Ioniq – o Ioniq 5, que traz um motor eléctrico potente e tempos de carregamento muito rápidos. Lá mais para Julho, talvez.
Passando, agora, para as berlinas, coupés e desportivos, a BMW terá o novo Série 2 , que irá manter a tracção traseira, e é esperado, finalmente, o Série 1 híbrido recarregável.
De França irá chegar um nome histórico no segmento das berlinas de luxo: o DS 9, concorrente directo dos Volvo S90, Audi A6 e BMW Série 5, entre outros. Como já nos habituaram, é esperado um design elegante, qualidade, luxo e muito conforto.
Da Peugeot vem o 508 Sports Engineered, uma junção fantástica entre combustão interna e electricidade, tornando-o o Peugeot mais potente de série de sempre, com 360 cavalos e tracção integral.
Da Jaguar, embora já estejam em fase de teste do novo XJ, ainda é cedo para um lançamento. Talvez no início de 2022. Terá um novo design e será, ao que tudo indica, 100% eléctrico.
Já que falamos de luxo, falemos também de performance, com a Maserati a meter a “carne toda no assador” com o magnífico – e com um preço superior a 250 mil euros, caro – MC20, o superdesportivo com o motor mais tecnológico e eficiente do mundo. Já se pode comprar, embora duvide que haja algum de sobra. Brevemente terá o SUV Grecale, mas ainda se sabe pouco.
Ainda nas marcas transalpinas, da Fiat temos o 500e, totalmente renovado e pronto para mostrar como se consegue aliar elegância e estilo num citadino eléctrico. Já que falamos de eléctricos, a Ferrari apresenta o SF90 Spider, um híbrido recarregável com 1000 cavalos e uma autonomia em modo eléctrico de 25 km. O suficiente para ir da herdade na Toscana à vila e voltar.
Uma nota especial para o Porsche 911 GT3 que, apesar de já todos o termos visto e sabermos muito sobre ele, só chegará aos stands dentro de algumas semanas, embora as encomendas já estejam abertas (e provavelmente já com uma longa fila de espera). Tem um motor 6 cilindros opostos, de 4 litros e mais de 500 cavalos às 9000 rotações. Que maravilha de ano que vai ser 2021!
Partilha com os teus amigos e segue-nos no Instagram