HKS GR Yaris: o primeiro tunning “oficial” do Toyota GR Yaris
Que o Toyota GR Yaris é uma máquina, já todos sabemos. O que nem todos sabíamos é que este “foguete” de quatro rodas é capaz de muito mais.
Foi o que fez a preparadora japonesa HKS, que já nos tem habituado, desde há muitos anos, a preparações fenomenais. Desta vez, pegaram no pequeno mas potente GR Yaris e deram-lhe o tratamento todo. Quer dizer, ainda não terminaram. Continuam a testar componentes e afinações, tudo para oferecer um verdadeiro carro de corrida – como se o original já não o fosse.
Ora, entre as várias coisas que fizeram, a mais aparente é na estética exterior, com um kit aerodinâmico digno de rally. Carroceria alargada, uma asa traseira do tamanho de uma cómoda, jantes especiais e espelhos retrovisores de corrida. No interior, as modificações normais. Um volante do mais simples que existe e toca de despir o carro do supérfluo.
Na parte mecânica, as mudanças também não são extensas, mas essenciais. Linha de escape, admissão e suspensão modificadas e centralina HKS com mapeamento específico para permitir aumentar a pressão do turbo – de 1.4 bar para 2.7 – e controlar a injeção. Só esta parte electrónica permite extrair mais 100 cavalos do motor de origem (a Toyota deve te feito de propósito e deu “espaço de manobra” neste motor). Se achas que 360 cavalos não são suficientes, a HKS parece que também acha e espetou-lhe um kit de injecção de óxido nitroso para dar um shot de mais 100 cavalos. No total, 460 cv extraídos deste 3 cilindros de 1.6 litros com a mecânica praticamente toda de origem. E esta é só a 1ª fase! Os travões e a caixa manual de 6 velocidades continuam de origem, que são bem bons, e a tração integral e os diferenciais também.
Já nos segues no Instagram?
Isto tudo permitiu ao piloto da HKS, Nobuteru ‘Nob’ Taniguchi, fazer o que podes ver no vídeo em baixo.