Bigster Concept abre o caminho para o futuro da Dacia
No seguimento da divulgação do plano Renaulution do Grupo Renault, a Dacia apresentou também os principais pontos da sua estratégia para os próximos 5 anos. Esta inclui, desde logo, a criação de uma nova unidade de negócio Dacia-Lada que permitirá dar um novo impulso às ambições da marca romena através de uma sustentada sinergia, quer na engenharia, quer na fabricação, com a Lada.
A Dacia é, como já anteriormente mencionado, um caso de sucesso, renovando, ano após ano, o estatuto de líder de vendas a clientes particulares com o Sandero, bem como de igual liderança no dos SUV com o robusto Duster. O plano para os 5 anos que se seguem é fortalecer essa posição, correspondendo às cada vez maiores exigências dos clientes e evoluindo numa indústria em constante mudança.
Para isso, a plataforma CMF-B da aliança será essencial, permitindo reduzir a utilização de quatro plataformas para apenas uma, modular e competitiva, capaz de suportar o desenvolvimento de diferentes carroçarias e de utilizar diferentes tipos de motores, com especial destaque para a essencial electrificação.
O ano de 2021 ficará marcado pela chegada dos novos Sandero e Logan, bem como pela introdução do primeiro 100% eléctrico da Dacia, o divertido Spring. No entanto, aproveitando a divulgação deste seu plano estratégico, a Dacia mostrou igualmente as primeiras imagens do seu Bigster Concept, estudo que antecipa um modelo com que a marca pretende entrar no segmento C.
Com 4,6 metros de comprimento, o Bigster promete mais espaço com a robustez de sempre, já bem presente no mais pequeno Duster. Destaca-se pela nova assinatura luminosa em forma de Y, à frente e atrás, e pela agressividade geral do seu design que não deixa margem para dúvidas, transmitindo confiança e durabilidade. Assumir-se-á como o topo de oferta da Dacia e graças à sua plataforma poderá contar com motorizações híbridas e energias alternativas.
Segue-nos no Instagram