Renault apresenta plano estratégico para os próximos anos. Isto é o que podemos esperar
A Renault apresentou, em detalhe, o seu plano estratégico para se transformar e adaptar a uma nova era do panorama automóvel que agora se inicia, apostando em força na electrificação, mobilidade e serviços associados para se assumir como uma das marcas líderes na transição energética.
Para isso, revelou o plano Renaulution, no qual a marca francesa apresentou o plano para os próximos cinco anos onde a aposta passa por soluções electrificadas, bem como no desenvolvimento do hidrogénio como fonte limpa de energia.
A Renault pretende evoluir em três frentes, assumindo-se, primeiro, como uma marca tecnológica que desenvolverá competências em áreas como a inteligência artificial e cibersegurança, mas também como uma marca de serviços, demarcando-se de outros fabricantes, por exemplo, ao ser a primeira marca a oferecer a tecnologia Google Built-in nos seus automóveis.
A marca francesa pretende também adicionar valor aos seus automóveis, prolongando o seu ciclo de vida, recondicionando automóveis usados com motor Diesel através da sua conversão para eléctricos ou com motores a biogás. Para além disso, a marca do losango assumir-se-á como um símbolo das energias limpas, apontando à liderança da transição energética através dos seus híbridos E-Tech, plataformas dedicadas a eléctricos e comerciais ligeiros a hidrogénio.
Até 2025, a Renault pretende lançar 14 modelos, dos quais 7 serão eléctricos e dos quais, também 7, serão modelos de segmento C/D, ambicionando, para além de um reforço de presença nos segmentos B e C, a que os superiores representem 45% das vendas nesse ano.
Renault 5 Prototype: obrigado! Era mesmo isto que queríamos
Não precisamos de saber factos, nem de conhecer as suas principais características, pois as imagens já nos convenceram. Inspirando-se no seu passado, na sua história, rica em modelos de sucesso para as massas, a Renault mostrou o 5 Prototype e este é, visualmente, tudo aquilo que podíamos pedir para um regresso deste modelo.
O seu objectivo é democratizar o veículo eléctrico na Europa, assumindo-se como o ponta de lança da ofensiva a que a Renault chama “Nouvelle Vague”. São inúmeros os detalhes que o remetem para o 5 original, desde o seu formato angular, à posição vertical da iluminação traseira, passando ainda pelo símbolo e grelha no capot, descentrados. Queremo-lo em versão de produção, exactamente assim e já!
Segue-nos no Instagram