12 modelos Nissan que electrificaram a mobilidade
Para a Nissan, um automóvel é mais do que um simples meio de transporte, pois considera que estar ao volante deve ser entusiasmante e pleno de diversão. A marca japonesa considera, igualmente, que a transição energética, com a ofensiva eléctrica, em nada altera esta sua visão. Para isso foca-se, essencialmente, na sua avançada tecnologia de bordo inteligente que, como declara, proporciona um estilo de vida mais divertido.
A Nissan assume o seu pioneirismo no desenvolvimento de automóveis eléctricos para a vida moderna, um currículo que se estende desde a sua primeira tentativa, em 1947, até ao novo Ariya, passando ainda por veículos comerciais e outros modelos com um robot como co-piloto, uma gama que se transformou e adaptou às necessidades dos condutores ao longo do tempo.
Assim, e de forma a celebrar o 10º aniversário do seu Leaf, o seu primeiro modelo 100% eléctrico produzido em massa a nível global – e que visitará, em breve, a Garagem – a Nissan propõe uma viagem no tempo, até ao passado, revisitando 12 modelos da sua história que contribuíram para o desenvolvimento do automóvel eléctrico actual.
Tama – 1947
O pequeno e giríssimo Tama foi o resultado da investigação realizada pelos engenheiros da Nissan, no Japão, no período pós-guerra devido à escassez de petróleo. Foi lançado em 1947 e foi o primeiro eléctrico da marca. Era utilizado, maioritariamente, por empresas de táxis. As baterias eram substituíveis e atingia uma velocidade máxima de 35 km/h. A autonomia ficava ligeiramente aquém dos 100 quilómetros. Em 1950, com o restabelecimento regular de petróleo, o Tama foi descontinuado.
Prairie Joy EV – 1996
Pode até não ser um “Joy” para os olhos, mas o Prairie foi o primeiro eléctrico do mundo a ser alimentado por baterias de iões de lítio. Foi testado nas condições exigentes do Árctico ao ser utilizado pelo Instituto Nacional de Investigação Polar do Japão durante seis anos não tendo registado uma única avaria. Graças ao seu silêncio e propulsão zero emissões, o Prairie Joy EV permitia que os investigadores se aproximassem dos animais selvagens para observação. No Japão foram vendidas 30 unidades a empresas. A sua velocidade máxima ficava-se pelos 120 km/h, mas a autonomia surpreendia com 200 quilómetros.
Hypermini – 2000
O Hypermini é mesmo “hiper pequeno” e representava, à passagem do milénio, a visão da Nissan de um automóvel eléctrico para a cidade com capacidade para dois passageiros. Foi estrela de cinema ao figurar em dois filmes de Hollywood e atingia os 100 km/h. Com um carregamento completo, declarava uma autonomia de até 115 quilómetros. Foi distinguido com o “New Energy Grand Prize” da “New Energy Foundation”, bem como com outros prémios relativos a design. Inovou, igualmente, ao contar com um sistema de abertura de portas sem chave, sendo assim pioneiro nos projectos-piloto de partilha de automóveis.
Pivo – 2005
Apresentado no Salão de Tóquio de 2005, o Pivo foi um protótipo radical focado na mobilidade eléctrica. O habitáculo em forma de bolha é o seu grande destaque (como não ser…) e ficou para a história como o primeiro eléctrico equipado com baterias de iões de lítio laminadas, mais leves e compactas. O habitáculo conseguia, também, rodar sobre si próprio, pelo que em vez de se fazer uma inversão de marcha, rodava-se o habitáculo e seguia-se caminho.
Pivo 2 – 2007
Com o objectivo de manter os condutores bem dispostos, a Nissan apresentou o Pivo 2, equipado com um agente robótico a bordo que não só monitorizava a condução, como usava a voz e o movimento para interagir com o utilizador. As suas rodas rodavam até um máximo de 90 graus, permitindo deslocar-se lateralmente para os lugares de estacionamento.
Leaf – 2010
O Leaf foi o modelo que levou a electrificação às massas, tendo sido construídas mais de 500 mil unidades até ao momento. O Leaf da primeira geração dispunha de uma autonomia de cerca de 200 quilómetros e passou a contar com a tecnologia V2G a partir de 2013.
Nissan New Mobility Concept – 2010
De forma a responder às necessidades de mobilidade pessoal, a Nissan desenvolveu o New Mobility Concept, um formato partilhado com o Twizy da parceira Renault. Um 100% eléctrico fácil de utilizar, muito compacto, com a manobrabilidade de um motociclo e a estabilidade de um veículo de quatro rodas.
e-NV200 – 2014
Este foi o primeiro veículo comercial sem emissões da Nissan. Disponível na Europa e no Japão, combina o espaço e versatilidade no NV200 com um motor eléctrico alimentado a bateria que pode, por sua vez, receber energia recuperada pelo sistema de travagem regenerativa. A sua autonomia é de cerca de 190 quilómetros.
Leaf – 2017
A segunda geração do Leaf pegou na fórmula anteriormente apresentada e elevou a fasquia, com actualizações em todos os domínios, principalmente no que diz respeito a capacidade de aceleração e autonomia, valor que agora chega aos 400 quilómetros. O novo Leaf dispõe também da tecnologia de assistência à condução ProPILOT, com estacionamento em paralelo automático, bem como da funcionalidade e-Pedal que permite conduzir, durante grande parte do tempo, com recurso a apenas um pedal. Em 2019 surgiu o Leaf e+, mais potente e com maior autonomia, esta última explicada pela nova bateria de 62 kWh.
Sylphy Zero Emission – 2018
Um japonês produzido na China, para a China. Baseia-se na tecnologia do Leaf, com as baterias deslocadas para debaixo dos bancos, e possui uma maior distância entre eixos, beneficiando a estabilidade e a habitabilidade. De acordo com as normas chinesas, tem uma autonomia de 338 quilómetros.
IMk – 2019
O IMk foi revelado no Salão de Tóquio de 2019 e tem as dimensões de um “kei car”, assentando sobre uma nova plataforma destinada a veículos eléctricos. Um dos seus maiores destaques é a conectividade, não só com o condutor, bem como com o mundo exteior. Pode até ser ligado a uma agenda para que o utilizador saiba quando deve sair para o seu próximo destino e como “fintar” o trânsito no caminho.
Ariya – 2020
O mais recente automóvel eléctrico da Nissan foi revelado virtualmente e é um moderno crossover que exprime a linguagem de design dos próximos modelos da marca, bem como disponibiliza os mais recentes avanços tecnológicos a nível de condução, conforto e segurança. A sua autonomia máxima é de 610 quilómetros, adequando-se, assim, aos mais variados estilos de vida, mais urbanos, no dia-a-dia, ou mais aventureiros, durante o fim-de-semana.
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