Janeiro de 2021: Peugeot lidera mercado de passageiros
O mercado automóvel continua a sentir os efeitos negativos da pandemia. Segundo os mais recentes dados avançados pela ACAP – Associação do Comércio Automóvel de Portugal, o mercado nacional, com 12 512 unidades matriculadas em Janeiro de 2021, registou uma quebra de 28,5% comparativamente a igual período do ano passado.
No que aos veículos ligeiros diz respeito, com 12 127 veículos matriculados, a queda, em comparação com Janeiro de 2020, foi de 28,7%. Considerando apenas os automóveis ligeiros de passageiros, foram matriculadas 10 029 viaturas e o mercado registou uma descida de 30,5%.
No entanto, a ACAP chama a atenção para o facto de terem sido matriculadas várias centenas de veículos híbridos, cujo imposto foi liquidado em 2020 devido ao agravamento do ISV, aprovado no Orçamento para 2021. Por essa razão, a queda registada não foi ainda maior.
Ainda relativamente aos ligeiros de passageiros, a liderança do mercado no passado mês de Janeiro foi para a Peugeot, seguida pela dupla alemã, Mercedes-Benz e BMW. Estas três marcas foram as únicas que superaram as 1000 matrículas. No quarto lugar surge a Toyota e a Renault fecha o top 5.
Segue-nos no Instagram
Fonte: ACAP