O Ford Escort dos meus sonhos
Adoro o Ford Escort. Principalmente, a primeira geração, o primeiro automóvel comprado novo pelo meu Avô, um 1100 Deluxe que custou, em 1969, cerca de 67 contos, o que equivale, em “linguagem €uro”, a menos de 350. Tenho comigo o recibo que o comprova e onde está, igualmente, discriminada a lista de opcionais com que o meu Avô o configurou e que inclui, atenção, um item: tampão do depósito de combustível com fechadura. Outros tempos.
Tenho por isso um carinho muito especial pelo Escort e por muitos vídeos que dele veja, por muitas revistas e livros que devore, não estou satisfeito. Longe disso. Quero muito conduzir um. Quero, ainda mais, ter um, mesmo sem o conduzir. Mas tal como noutros modelos clássicos, mais ou menos recentes do que este, mais ou menos significativos, também o nome Escort está neste momento associado a um preço com demasiados algarismos para os meus “olhos”.
E estes que recentemente fiquei a conhecer (infelizmente, apenas via Internet), criações da galesa MST Cars, são disso um bom exemplo, com um preço base de 80.000 € ainda antes de impostos, ainda antes de me perder na lista de equipamento opcional que posso adicionar ao Escort dos meus sonhos. As suas carroçarias são completamente novas e todo o processo de construção é manual. A MST propõe os seus Escort quer na mais elegante carroçaria Mk1, quer na mais radical Mk2.
Depois de escolhermos a nossa geração preferida, é “só” escolher a configuração que mais nos agrada. Um Escort rápido, mas com capacidade estradista, utilizável no dia-a-dia, o Fast Road & Touring, ou algo mais focado, apontado às pistas ou às classificativas de rali, os Fast Road & Track e o Group-4 Rally Car, respectivamente. Acima destes, para partir a loiça toda, a MST propõe os Ultimate Rally Car.
Não vou entrar em detalhes, mas vale bem a pena conhecê-los no site da MST Cars. Motores atmosféricos que podem chegar aos 350 cavalos, suspensões reguláveis, elaboradas rollbar, reforços de carroçaria, travão de mão hidráulico para os ganchos e diferenciais autoblocantes para deles sair, esta é a linguagem da MST Cars e o preço que pedem pelos seus carros compra também uma grande liberdade de personalização para o nosso Escort perfeito.
Não preciso do mais equipado, nem do mais potente. Era feliz com o “mais simples”, com os seus mais de 200 cavalos. Na verdade, era ainda mais feliz com os 45 cavalos de um 1100 Deluxe, azul escuro, de duas portas, com cada uma delas decorada com um autocolante, de letras brancas, “Ford”. Para ser mesmo perfeito, teria de ser o “LD-48-12”. Parabéns, Avô. Hoje é o teu dia.
Segue-nos no Instagram
Fotos: MST Cars / Ford