Mercedes-Benz GLA: “Espelho mágico, espelho meu…”
“… há algum automóvel mais belo do que eu?” A inesquecível frase do filme “Branca de Neve”, da Disney, aplica-se, desde há uns anos a esta parte, ao mundo automóvel, quando, por esta altura do ano é eleita “La Plus Belle Voiture de l’Année” (“A Mais Bela Viatura do Ano”. A resposta a esse clamor de beleza acaba de ser dado ao Mercedes-Benz GLA, consagrado vencedor do troféu de 2021.
Integrado no Festival Automobile International, o evento decorreu no âmbito da sua 35ª edição, em modo virtual, algo a que nos estamos a habituar, mas nem por isso a sua lista de candidatos ao título se mostrou menos merecedora. O SUV germânico garantiu 60,73% dos votos dos cerca de 100.000 internautas inscritos na plataforma, batendo, com isso, o Mazda MX-30 (2º lugar) e o Opel Mokka-e (3º), modelos que alcançaram o estatuto de Finalistas, pódio que o Honda e e o Skoda Enyaq não lograram chegar.
Para além deste que é o galardão principal do evento, houve outros “Melhores de 2021”, distribuídos por diferentes categorias: Audi Q4 SportBack E-TRON Concept (Show Car), DS Aero Sport Lounge (Concept-Car), Mercedes-Benz Vision AVTR (Futuristic Car), Maserati MC20 (Supercar), Bugatti Bolide (Hypercar), Honda e (Interior) e Renault Morphoz (Creative Experience), para além de outros troféus dados a campanhas de publicidade, exemplares de literatura automóvel ou conceitos de arte, arquitectura e design.
Também em destaque esteve o “Prémio Especial do Júri”, que nesta edição consagrou a totalidade dos protagonistas do sector automóvel que lutam contra a COVID-19, num reconhecimento pelas múltiplas acções que têm sido implementadas na luta contra a pandemia que assola o planeta e que tem infligido fortes machadadas num sector que se viu obrigado a adoptar uma competitividade e dinâmica muito própria rumo à electrificação, reinventando-se a uma velocidade nunca antes vista!
Para finalizar, acrescente-se que a actual geração do GLA sucedeu a outra proposta alemã, o BMW Série 2 Gran Coupé, modelo que em 2020 obteve a tão desejada resposta de um espelho mágico que desde 2006 já contemplou 17 automóveis, numa decisão então iniciada com o Audi TT.
Aguardemos, então, pelo início de 2022 para conhecer o “senhor que se segue”!
Fotos: Oficiais