Ford 2 x Hyundai 1 no “Carro do Ano” da América do Norte
“… and the Winners are: Hyundai Elantra, Ford F-150 & Ford Mustang Mach-E”. Foi algo assim que se terá dito há umas semanas, aquando da divulgação pública dos vencedores dos “NACTOY 2021”, sigla que resume os troféus “North American Car, Truck & Utility Vehicle of the Year”, que foram atribuídos do lado de lá do Atlântico, numa operação conjunta entre os mercados dos EUA e do Canadá.
Nos “Carros”, o painel de 50 jurados deu a vitória ao Hyundai Elantra, modelo que nesta sua 7ª geração bateu, no sprint final, o quase irmão Genesis G80 – esta marca sul coreana é detida pela Hyundai – e o Nissan Sentra. Este resultado volta a confirmar a tendência para consagrar propostas não americanas, sendo a 14ª vez que um carro estrangeiro bate, nesta categoria, o produto do muito estragado Novo Mundo. Entre essas vitórias de invasores contam-se 4 da Hyundai e a segunda do Elantra, gama cuja 5ª geração conquistara este mesmo galardão em 2012. As outras duas foram do Kona (Kauai em Portugal) em 2019 e do Genesis 10 anos antes.
Já nos “Trucks” a vitória caiu na caixa de carga do eterno Ford F-150, pela 5ª vez na história dos NACTOY, depois de idênticos troféus alcançados em 2015, 2009, 2004 e 1996. Modelo já na sua 14ª geração, a híper-popular pick-up F-Series vende-se que nem pãezinhos quentes desde 1948, aproximando-se rapidamente da fasquia dos 30 milhões de matrículas… só nos EUA! É, apenas e só, a pick-up mais vendida dos EUA há 44 anos consecutivos e o modelo mais vendido há 39, considerando-se o conjunto de todos os segmentos de mercado do Uncle Sam! Os restantes finalistas foram o Jeep Gladiator Mojave e o Ram 1500 TRX, ou seja, nada que se venda no nosso Portugal.
A maior surpresa terá surgido na vertente dos “Utility Vehicles”, categoria que só existe desde 2016 e que, em tradução livre, poderá equivaler-se a um bloco conjunto entre os nossos SUV e jipes. Aqui o vencedor foi nada menos do que o novo (e ainda controverso) SUV Ford Mustang Mach-E, cujos argumentos permitiram suplantar o Genesis GV80 e o Land Rover Defender. Com os dois troféus alcançados em 2021, a Ford passa a acumular 12 ceptros no NACTOY: 2 nos “Cars”, 9 nos “Trucks” e este (para já) isolado nos “Utility Vehicles”.
Acrescente-se que a lista inicial de concorrentes aos 3 troféus contemplava um lote de 43 modelos que são comercializados por aquelas paragens, parte deles só conhecidos nesta franja da América do Norte – o México não entra neste totobola. Apreciados por representantes dos mais conceituados órgãos de comunicação social do sector automóvel, dos EUA e Canadá, grupo viu-se primeiramente reduzido a 27 viaturas, vindo, depois, a encolher gradualmente até se chegarem aos finalistas de cada uma das categorias.
Outros prémios da indústria que estão na calha
Estes foram os primeiros grandes galardões da indústria automóvel a serem atribuídos em 2021, sendo que, entretanto, seguem-se os preparativos para se chegar aos vencedores do “World Car of the Year” e demais distinguidos pelos paralelos “World Car Awards”, decisões que serão conhecidas – se não houver atrasos – a 30 de Março próximo (os 3 Finalistas) e 20 de Abril (o vencedor absoluto).
Já em solo europeu decorrem as apreciações para o “Car of the Year 2021”, sendo já conhecidos os 7 finalistas – Citroën C4, Cupra Formentor, FIAT Novo 500, Land Rover Defender, Skoda Octavia, Toyota Yaris e Volkswagen ID.3 – escolhidos de entre um lote inicial de 29 modelos, carros lançados no mercado em 2020. O “Carro do Ano” europeu será desvendado no início de Março. No nosso cantinho prosseguimos testes para a atribuição do “Volante de Cristal” ao “Carro do Ano 2021”, estando em liça 35 modelos/versões, potenciais sucessores do Toyota Corolla, vencedor do troféu de 2020. Os 7 finalistas deverão ser anunciados no final de Fevereiro e em Março revelar-se-á o preferido dos preferidos e os vencedores das categorias complementares, segundo as votações dos 20 jurados nacionais.
Honra aos japoneses no Japão, já na China mandam 2 chineses
Para terminar, acrescente-se que no final do ano passado foi atribuído o troféu de 2020-21 de outro dos mercados mais representativos da indústria automóvel, o Japão. Sem surpresas, as preferências recaíram em produções nipónicas, com o (quase) desconhecido Subaru Levorg a somar 437 pontos, batendo o Honda Fit (320) e o Toyota Yaris (300). À distância mas, ainda assim, num meritório 4º lugar, ficou o melhor representante europeu, o Peugeot 208 (141 pontos), batendo o Land Rover Defender (105) e Audi e-Tron Sportback (65).
Outro dos portentos mundiais em volume é a China, que não contente com um troféu de “Carro do Ano”, organizou dois: o (mais) oficial “2021 China Car of the Year”, conquistado pelo Geely Preface e os paralelos “2021 Xuanyuan Awards”, onde se impôs um tal de Xpeng P7, uma grande berlina eléctrica de concepção local. Chinesices!!!
Segue-nos no Instagram
Fotos: Oficiais