Porsche 911 GT3: chegou o mais aguardado
O mais aguardado, pelo menos por mim, já que não posso falar por terceiros. Era feliz com um 911 Carrera, se era, mas o GT3 representa, na dose certa, a forma mais pura e emocionante que o 911 pode ter, pelo menos aos meus olhos. Apenas aos meus olhos porque às minhas mãos não sei o que ele representa. Um sonho de automóvel. Talvez isso. Vou terminar a introdução por aqui. Já me estou a arrepiar.
O novo 911 GT3 mostrou-se finalmente e é o resultado do trabalho desenvolvido pela Porsche Motorsport, trazendo para a estrada (e para as garagens de gente com bom gosto) a tecnologia que aplica no mundo da competição. Os triângulos sobrepostos da suspensão dianteira, a aerodinâmica com asa traseira do tipo “pescoço de ganso” e o difusor são elementos que partilha com o 911 RSR.
O motor 4.0 litros – boxer de seis cilindros, obviamente! – produz 510 cavalos e baseia-se na mecânica do 911 GT3 R. O rotativo motor boxer leva-o até aos 320 km/h (318 km/h com caixa PDK) e acelera-o de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, batendo, inclusivamente, o anterior GT3 RS. A caixa manual de seis velocidades aponta àqueles que procuram uma experiência de condução mais purista. Aqui, Porsche! Aqui!
A aerodinâmica pode ser alterada através de ajustes manuais na asa e difusor, incluindo uma posição “performance” para utilização em circuito, ambiente onde já bate recordes. Isto porque durante a sua fase final de desenvolvimento, tornou-se no primeiro modelo de produção com motor atmosférico a registar um tempo abaixo da barreira dos sete minutos no traçado de Nordschleife do circuito de Nürburgring, mais especificamente, 6:59.927. Para o conseguir, calçou os opcionais pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R.
Apesar de maior e de estar equipado com novos elementos técnicos, o peso do novo GT3 não foge muito do do seu antecessor. Se estiver equipado com caixa manual, o novo Porsche 911 GT3 pesa apenas 1418 kg e se contar com a rapidíssima PDK pesa apenas mais 17 kg. O capot dianteiro é construído em plástico reforçado com fibra de carbono e também componentes como os vidros mais ligeiros, discos de travão optimizados e jantes forjadas foram desenvolvidos com o peso reduzido em mente.
Um conta-rotações escalado até às 10.000 rpm ocupa a posição central do painel de instrumentos que conta agora com uma configuração especial designada por “Track”. A disponibilidade de equipamento opcional é extensa, permitindo equipar e personalizar o GT3 à medida de cada um. Para mim pode ser um sem extras, em verde Pitão. Se não contarmos com a cor especial que escolhi, custa a partir de 221.811 €. As primeiras entregas estão previstas para o próximo mês de Maio. Não me importava nada, mesmo nada, de estar em lista de espera. De certa forma, até estou…
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