Novo Honda HR-V: meter a concorrência em sentido
O anterior era muito bom. Especialmente na versão a gasóleo com aquele espectacular motor Earth Dreams 1.6 litros de 120 cavalos e a caixa manual de 6 velocidades – uma das melhores que já experimentei – que está seguramente no meu top 3. Mas já estava na hora de mudar. E que mudança, meus amigos!
Inspiração e design
Não sei onde a foram buscar, mas eu olho para este novo Honda HR-V e vejo vários carros. Vejo Audi, vejo Mazda, vejo Range Rover e, apesar destas nuances todas, vejo Honda. Muito Honda. Arrojo, design elegante, proporção, dinâmica e, ao mesmo tempo, harmonia. Vejo tudo aquilo que se esperava de uma marca como a Honda. Vejo um carro que vai vender que nem “pãezinhos quentes”.
Só estará disponível no final de 2021, mas isso não importa – quer dizer, importa um pouco vá – porque vai trazer tudo em novo e em melhor. O design que já referi está também no interior, muito minimalista, elegante e harmonioso, com poucos botões, mas onde interessam: voltamos a ter botões no “rádio” e na climatização, finalmente! O sector devia aprender com a Honda. Saiu dos botões, já viu que não funciona, e voltou aos botões. Os clientes agradecem. O que também agradecem é ter de série os famosos “bancos mágicos”.
Ainda no interior, a Honda apostou em materiais de qualidade e suaves ao toque para entregar um resultado premium e a sensação de espaço é muita. Mantém, também, a habitabilidade, com 4 adultos sentados com muito conforto. Assim que chegar vamos confirmar-te toda esta informação, porque também estamos curiosos.
Ecologia
A Honda sempre foi uma marca preocupada com o ambiente, mesmo quando ninguém se preocupava. Sempre teve motores pequenos e eficientes. Até os motores a gasóleo era eficientes. O Earth Dreams de que falei à pouco faz consumos tão baixos que quando vamos à bomba dá a sensação que estamos é a devolver combustível.
O novo HR-V não vai quebrar a tradição e virá com uma motorização híbrida, o HR-V e:HEV, o que é muito bom para o ambiente, para a carteira e para a estratégia da marca, que que electrificar os modelos europeus até 2022. Junta-se, assim, ao Jazz e ao CR-V. Estamos muito curiosos para o testar, porque um design destes e estas características deixam qualquer pessoa interessada.
Segue-nos no Instagram