Novo Nissan Qashqai: mais de tudo para melhor
Está apresentado o novo Nissan Qashqai. Esta terceira geração do SUV mais vendido da Nissan, vem substituir a anterior, que estava no mercado desde 2013. Foi um dos SUV mais vendidos do país e é esperado que esta nova geração mantenha esse estatuto. Mas a concorrência está mais apertada.
O que traz de novo?
Para começar, o design exterior. Quando apresentaram a segunda geração, lembro-me de ter sentido que estava muito melhor que a anterior. A primeira era muito arredondada, muito “bola”, mas, de certa forma, fazia algum sentido. A orientação estética da época, 2007, era assim mesmo.
Mas nunca o achei um espanto. Já esta nova geração está muito melhor. Não só a linguagem estética da marca está mais moderna – começando com o novo Juke – como destoa completamente da anterior. Se compararmos o design desta geração com o da anterior, percebe-se completamente a evolução. Mais ainda que da primeira para a segunda. Gosto.
Está, também, maior. Mais 2 centímetros e meio de altura, mais 2 centímetros entre eixos e pouco mais que 3 centímetros de largura. Pode não parecer muito, mas aumenta a sua presença. Se melhora a habitabilidade? Vamos esperar para ver. A intenção também é essa. Nunca foi um carro super espaçoso, mas uma vez fiz Lisboa-Porto-Lisboa no anterior, com 4 pessoas a bordo, e ninguém se queixou. A bagageira aumenta em 50 litros.
Este Nissan Qashqai de 2021 está mais leve 60 kg e mais rígido em 41% face ao anterior.
Motores
Aqui, a grande novidade é a tecnologia e-POWER que a Nissan traz para a Europa pela primeira vez. É a conjugação de um motor eléctrico que move o carro e um motor a combustão que lhe dá energia. No Japão, o Nissan Note, o carro mais vendido, tem essa tecnologia mas com menos potência. Para o Qashqai, a Nissan implementou um motor eléctrico de 188 cavalos e um a gasolina de 154 cavalos. A bateria é de alta capacidade, o que, em conjugação com esta combinação de energia, deve permitir uma eficiência muito boa a este novo Qashqai. Estamos curiosos. A tecnologia de motor eléctrico com extensor de autonomia não é novidade, mas a Nissan tem muita experiência no seu desenvolvimento.
Quanto aos motores mais tradicionais, mantemos o 1.3 litros a gasolina, turbo, melhorado, com dois níveis de potência -138 e 156 cavalos – associados a um sistema híbrido ligeiro de 12V e possibilidade de caixa automática Xtronic na versão mais potente. Esta motorização tem um binário de 270 Nm e tem a possibilidade de tração integral.
Conforto e Tecnologia
Tanto a direcção como a suspensão foram redesenhadas para permitir mais conforto, pois nem uma nem outra foram o ponto forte do Qashqai. A direcção está mais sensível na zona central do curso, o que deve melhorar a reacção e dar uma resposta mais directa e a suspensão dianteira MacPherson foi actualizada graças à nova plataforma CMF-C. A traseira mantem o eixo de torção, excepto nas versões de tração integral ou com jantes de 20 polegadas, que recebem suspensão independente multi-link. Talvez para compensar o facto de ter jantes enormes, o que prejudica o conforto geral.
O interior, para além de ter um desenho novo, teve uma atenção especial para a ergonomia e estética dos botões, por exemplo, e para a qualidade geral, com um toque melhorado graças ao desenho e materiais de maior qualidade.
O novo sistema de infoentretenimento conta com um ecrã de 9 polegadas com integração de Android Auto e Apple Car Play, este último com integração sem fios. Para o condutor, o painel de informação é agora digital com um TFT de 12 polegadas. Podes, também, utilizar o smartphone para controlar algumas funções do novo Qashqai, tais como luzes, buzina ou abrir e fechar portas.
A chegada aos stands estará para breve e ainda não se sabe preços. Assim que soubermos, dizemos-te.
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