IONIQ 5: o eléctrico que quer mudar o mundo
Que todos os eléctricos são mais eficientes já todos sabemos. Que consomem menos, também, embora nesse aspecto uns sejam mais amigos do ambiente que outros. Agora, nem todos dão aquilo que o novo IONIQ 5 promete: sustentabilidade ambiental para além da energia que consome.
Pontos-chave
Comecemos com as características que todos estamos à espera para saber e que mais importam na generalidade: autonomia, carregamento e performance. Neste campo estamos muito bem. 500 km de autonomia anunciada, 18 minutos para ter 80% da bateria carregada (com 100 km em, apenas, 5) e faz o sprint em 5,2 segundos. Para isto, utiliza uma bateria de 76 kWh na versão topo de gama, tração integral e 306 cavalos de potência com 605 Nm de binário. Números que impressionam.
Agora o que importa
Como não só de performance e números “vive” um carro, vamos ver o que mais oferece o novo IONIQ 5. Para começar, espaço e conforto. Ambos em doses muito generosas. Se fossem um prato do dia num restaurante, era uma daquelas meias-doses que dá para duas pessoas. Dá, por exemplo, para ir acampar e usar a energia armazenada nas baterias para utilizar nas mais variadas actividades e, até, para ligar electrodomésticos!
Depois, tem 3 metros de distância entre eixos. Pode não dizer muito para quem não acompanha estes números – ou seja, para toda a gente – mas significa que tem muito espaço habitável. Mais do que muitas berlinas de luxo. Levanta-te e dá três passos em frente, assim mais espaçados. Isso são 3 metros. A isto, junta-se a um chão totalmente plano, um tecto panorâmico e uma configuração interior modular. Os bancos têm espuma memória para ajudar no conforto e reclinam-se quase totalmente para o caso de quereres fazer uma soneca.
Para além disto, temos um carro que utiliza muitos materiais naturais e reciclados, tais como fibra de cana-de-açúcar, tinta biológica, estofos em plástico BIO-PET reciclado e pele vegetal em vez de produtos animais, tudo com processos sustentáveis de fabrico.
Não estamos a dizer que o IONIQ 5 está a reinventar a “roda”, mas a verdade é que está a mudar o paradigma. Já não basta serem eléctricos. É preciso mais pelo ambiente. E os carros podem ser, literalmente, veículos de mudança. Parabéns a Hyundai e sê bem vindo, IONIQ 5.
Segue-nos no Instagram