Mercedes-Benz mostra novo Classe C e promete autonomia eléctrica de topo para as versões plug-in
A importância do Classe C para a Mercedes-Benz está bem patente nas cerca de 10,5 milhões de unidades vendidas desde 1982, ano do lançamento do modelo 190, o precursor da família C, designação que chegou ao mercado em 1993. Para 2021, a marca de Estugarda renovou a estética do seu best seller e dotou-o de novos argumentos para enfrentar a concorrência e manter o seu bom desempenho comercial.
Um pequeno Classe S, quer a nível visual, quer do ponto de vista de tecnologia, foi desta forma que o novo Classe C foi apresentado. De forma a tentar manter o excelente registo obtido em 2020, ano em que 1 em cada 7 automóveis vendidos pertenciam à família C, a Mercedes-Benz electrificou por completo a gama do Classe C, integrando um motor de arranque/alternador com a dupla função de recuperar e fornecer energia, bem como, em versões a lançar no futuro, tecnologia plug-in.
Estas versões PHEV vão estar disponíveis com motores a gasolina e Diesel e vão oferecer uma autonomia eléctrica de referência de 100 quilómetros. A sua potência eléctrica é de 129 cavalos e, quando combinada com a do motor térmico, resulta num valor final de 313 cavalos e num binário total de 550 Nm. A potência eléctrica estará disponível até aos 140 km/h. A bateria suporta carregamento rápido com corrente contínua e pode ser feito em 30 minutos através do carregador opcional de 55 kW. Também ao nível do espaço para carga foram implementadas melhorias, tendo sido eliminado o degrau que existia no modelo anterior devido à bateria.
Os restantes motores contam com electrificação através do circuito auxiliar de 48 Volts que permite a circulação em roda livre com o motor desligado, bem como contar com potência adicional de energia previamente recuperada. O novo motor Diesel OM 654 M, com nova cambota que permitiu subir a cilindrada de 1950 cc para 1992 cc, tem agora uma pressão de injecção superior e com dois turbos, ambos de geometria variável, pode atingir uma potência de 265 cavalos, com 20 cavalos adicionais devido ao sistema EQ Boost.
Do lado da gasolina, o motor M 254 conta também com a segunda geração da tecnologia de motor de arranque/alternador e com uma potência adicional de até 20 cavalos e mais 200 Nm de binário. Tal como na oferta Diesel, também os propulsores a gasolina estarão disponíveis com vários níveis de potência. A caixa de velocidades 9G-TRONIC é agora de série em toda a gama. Pela primeira vez, está também disponível o eixo traseiro direccional que não só é capaz de conferir aos Classe C mais estabilidade e segurança a alta velocidade, como também uma maior agilidade em percursos sinuosos e superior manobrabilidade em ambiente urbano.
No habitáculo, é indiscutível a aposta na tecnologia digital, destacando-se, de imediato, o display central táctil com 11,9 polegadas que incorpora o sistema de infotainment MBUX, ligeiramente orientado para o condutor, e também o painel de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas.. Estes podem ser personalizados de acordo com três estilos – Discreet, Sporty e Classic – e três modos: Navigation, Assistance e Service. Relativamente a espaço para pernas, o Classe C oferece agora mais 20 milímetros, fruto da superior diistância entre eixos. A bagageira da carroçaria Station é agora superior em 30 litros, passando a contar com 490 litros.
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Mais luxuoso, mais digital e mais sustentável, combinando desportividade e conforto. São estas as palavras escolhidas pela Mercedes-Benz para definir o seu novo Classe C, disponível em carroçarias Limousine e Station, e que contará, igualmente, no futuro, com uma inédita versão All-Terrain. Chega aos concessionários no próximo mês de Junho.