Green NCAP: Crash-tests com o planeta Terra
A Green NCAP acaba de divulgar os resultados da sua mais recente bateria de testes de performance ambiental, a primeira de 2021 e que abrangeu nada menos do que 25 novos modelos. Complementando os testes de impacto da Euro NCAP, que avaliam as valências de segurança activa e passiva dos automóveis novos lançados em diferentes mercados, os registos da Green NCAP espelham os respectivos crash-tests mas contra o planeta Terra, avaliando o impacto ambiental das suas mecânicas e tecnologias associadas.
Visualmente, as avaliações desta entidade são, por isso, bem menos violentas do que as da sua congénere de segurança, mas nem por isso os resultados revelam uma menor importância, numa altura em que os mercados atravessam um exponencial crescendo nos seus processos de electrificação, rumo a uma sustentabilidade e neutralidade carbónica a um prazo, em alguns casos, na ordem de uma década.
Neste novo conjunto de testes, foram, sem surpresas, os modelos com mecânicas não térmicas a levar a palma sobre os demais, colocando em destaque as diferentes soluções neles aplicadas, valendo-lhes, assim, as tão valiosas 5 estrelas! Os únicos dois a alcançá-las apresentam outras tantas soluções diferentes, embora ambas recorram à electricidade para locomoverem os seus conjuntos sobre rodas.
São eles o Volkswagen ID.3 Pro 150 kW Electric, proposta que recorre a baterias de iões de lítio para alimentar o seu motor 100 por cento eléctrico, tendo a sua análise valido duas notas perfeitas de 10 pontos, na vertente de ‘Ar Limpo’ e de ‘Gases de Efeito de Estufa’, mais um 9,6 (em 10) em ‘Eficiência Energética’. O outro é o Hyundai NEXO Hydrogen, modelo de mecânica a células de combustível para a transformação de hidrogénio em kilowatts, levando a que do seu escape apenas saia vapor de água, ao mesmo tempo que tem uma autonomia que nenhuma proposta eléctrica consegue igualar, para além de proporcionar um abastecimento bem mais rápido do que qualquer carga, mesmo as feitas num supercarregador. Garantiu 10 pontos nas mesmas categorias do seu rival alemão, a que somou uma pontuação de 7,3 na ‘Eficiência Energética’.
A fechar o top-3 dos primeiros mais ambientais de 2021, embora apenas tenha alcançado 4 estrelas, é o Toyota Prius 1.8 PHEV, com caixa CVT, a melhor das propostas PHEV (plug-in híbrido) em análise. Do lado das propostas 100% térmicas, o melhor foi o Skoda Octavia Combi 2.0 TDi, de caixa manual (3 estrelas e meia) que, equipado com um moderno motor Diesel e com a mais avançada tecnologia de pós-tratamento de gases de escape, tem outra particularidade: não conta com qualquer ajuda de electrificação para maximizar a sua eficiência térmica, aumentando ainda mais o significado deste resultado.
Uma vitória pela margem mínima
Voltando ao vencedor – por curtíssima margem – desta contenda ambiental, a Green NCAP destaca o facto de que “o ID.3 garante a pontuação máxima em duas das três vertentes de avaliação, fruto das suas emissões zero. A sua eficiência energética é, também, extremamente elevada, pelo que, em termos globais, o modelo ascende confortavelmente ao topo com uma pontuação máxima de 5 estrelas”.
Quanto ao sul-coreano NEXO, um dos poucos veículos a célula de combustível de hidrogénio à venda em alguns mercados (que não o português), a Green NCAP define-o, assim: “Soma um score máximo de pontos, tanto no índice ‘Ar Limpo’ como no de ‘Gases de Efeito de Estufa’. A sua eficiência energética é, também ela, muito elevada, destacando-se com um índice médio suficientemente elevado para garantir uma avaliação máxima de 5 estrelas”.
A título de informação complementar, refira-se que nem um nem outro bateram as duas viaturas que melhores registos alcançaram no conjunto de análises feitas pela Green NCAP ao longo de 2020: um empate técnico no topo entre um Hyundai Kawai 39.2 kWh Electric, a par com o Renault Zoe R110 ZE50 Electric: ambos alcançaram 3 notas perfeitas de 10 pontos nas 3 vertentes em análise, alcançando, naturalmente, as tão desejadas 5 verdes estrelas!
Acrescente-se ainda que a Green NCAP é uma entidade independente que promove o desenvolvimento de veículos simultaneamente limpos, eficientes em termos energéticos e que não se revelem prejudiciais ao ambiente. Tem, por isso, como objectivos, a melhoria do ar que respiramos, a maximização da utilização dos recursos usados no transporte de passageiros e a redução do aquecimento global. Para consulta de informações adicionais sobre esta mais recente análise – quiçá, querendo ver como o seu actual ou futuro carro se comporta neste domínio – visite a página oficial da Green NCAP.
Fica a nota final de que mais novidades estão agendadas para Julho, quando forem anunciados os resultados alcançados pelo próximo lote de automóveis novos, que já estão actualmente em avaliação.
Fotos: Oficiais