Hyundai Bayon. Um novo crossover de segmento B pensado para o mercado europeu
A Hyundai revelou as primeiras imagens do novo Bayon, a sua aposta para o importante segmento dos crossovers urbanos, um tipo de carroçaria que não pára de ganhar fãs. O Bayon foi desenhado especificamente para o mercado europeu – ganhando por isso o nome da capital do País Basco francês, Bayonne – e assume-se como o mais pequeno dos SUV da marca coreana, juntando-se ao Kauai, ao Tucson e ao mais familiar Santa Fe.
Exteriormente, o Bayon exprime a nova linguagem de design da Hyundai, Sensuous Sportiness, destacando-se, imediatamente, pela irreverência das suas linhas. Na frente, salta à vista a grande grelha e a habitual protecção inferior da carroçaria, bem como a iluminação com elementos separados de que a Hyundai tanto gosta. O perfil dinâmico é conseguido através de vincos na carroçaria e do arrojado desenho do último pilar. Atrás, destaca-se o contraste conseguido pela combinação do vidro com a faixa central preta, bem como a iluminação de desenho vertical, unida por uma faixa comum.
No habitáculo, não lhe faltam elementos “obrigatórios” como o painel de instrumentos digital com 10,25”, medida que partilha com o ecrã táctil do sistema de infotainment de topo, uma vez que este pode também ter um display de 8”. A Hyundai promete muito espaço para as pernas dos passageiros, considerando que se trata de um veículo de segmento B com 2.580 mm de distância entre eixos. A bagageira de 411 litros coloca-o, igualmente, entre os melhores. No campo da segurança, o Bayon pode contar com Assistência de Faixa de Rodagem, Cruise Control Inteligente baseado na navegação, Assistente de Máximos, Assistente de Ângulo Morto, Alerta de Atenção do Condutor, entre outros.
Quanto a motores, todos a gasolina, o Bayon vai estar disponível com o 1.2 MPi de 84 cavalos e caixa manual de 5 velocidades, bem como com o 1.0 T-GDi, em versões de 100 ou 120 cavalos, a mais potente sempre associada a um circuito eléctrico auxiliar de 48 Volts que permite ao Bayon desligar por completo o seu motor sob determinadas condições de circulação. A versão de 100 cavalos pode não contar com o sistema mild hybrid. Do lado das transmissões, está disponível a caixa de dupla embraiagem de 7 relações e outra, de 6 velocidades, em duas configurações, manual robotizada ou totalmente manual, esta última, uma vez mais, apenas na versão menos potente do motor T-GDi.
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