Volvo apresenta C40 Recharge e diz “já chega” aos motores a combustão
À boa maneira sueca, a Volvo decide dar o proverbial “chuto no rabo” às emissões poluentes e vai tornar-se, até 2030, uma construtora de carros 100% eléctricos… mas não fica por aqui.
Sem dúvida que é ambicioso, mas se há marca que consegue fazê-lo é, justamente, a Volvo. Desde a sua formação que primam pela evolução, qualidade e segurança. Agora, primam, também, pela ecologia. Não só querem chegar a 2030 como um fabricante de carros 100% eléctricos, como o querem fazer tendo em conta toda a cadeia de produção, desde o rastreio global do cobalto usado nas baterias até aos stands de venda. Tudo em nome da transparência e ambiente. Só assim conseguem, na sua visão, tornar-se sustentáveis e ecológicos.
E têm toda a razão.
Não interessa se os teus carros são 100% eléctricos se os teus fornecedores não o são. É certo e sabido que um carro, mesmo que seja eléctrico, necessita de ter em conta, para o cálculo das suas emissões e pegada ecológica, todos os passos da produção. E a Volvo decidiu fazer um compromisso sério. Até 2030 tanto os carros como a cadeia de produção serão sustentáveis. Para isso, vão implementar várias medidas. Entre elas, a possibilidade de configuração e compra de um veículo totalmente online e as actualizações over the air, que farão dos seus modelos 100% eléctricos verdadeiras máquinas actualizáveis e em constante aumento de eficiência.
Primeiro modelo totalmente eléctrico
Ainda que já tenham o Volvo XC40 Recharge, este modelo não é exclusivamente eléctrico. Tem versões a combustão e híbridas recarregáveis. No entanto, apresentaram o Volvo C40, um SUV em estilo coupé exclusivamente eléctrico com uma altura de 1,58 metros. Terá dois motores eléctricos de 204 cavalos, um em cada eixo a totalizar 408 cavalos, acelera em 4,9 segundos dos 0 aos 100 e uma autonomia de 420 km que terá actualizações over the air para melhorar a autonomia através do software. Não só terá esse serviço através de internet sem fios, como o carro terá, também, internet ilimitada sem fios, com integração dos serviços Google, tais como os mapas e as aplicações da Play Store.
Uma evolução deste tipo poderá não salvar vidas de forma tão directa como o cinto de segurança, mas é o seu contributo para ajudar a humanidade a sobreviver às alterações climáticas. O desafio Volvo está lançado. Agora, que se cheguem muitos mais à frente.
Segue-nos no Instagram