Um SEAT Ateca. 100 mil quilómetros depois
A SEAT inverteu, pela primeira vez, o seu processo de fabrico e montagem de automóveis ao desmontar, peça a peça, um Ateca. Este exemplar do seu SUV compacto, depois de ter percorrido 100 mil quilómetros, viu-se, assim, completamente desmontado para que se pudesse examinar, com detalhe, o desgaste dos seus componentes.
Esse minucioso teste de resistência visa garantir que os veículos, mesmo depois de percorridos milhares de quilómetros, mantêm as suas capacidades. “Após 100 mil quilómetros, o veículo deve responder da mesma forma”, diz José Luis Duran, Engenheiro de Desenvolvimento do Centro Técnico da SEAT.
No total, são cerca de 4 mil peças, sendo que a equipa de engenheiros deu especial atenção aos componentes do sistema de lubrificação do motor, a possíveis entradas de pó e à sua estanqueidade. Cada peça tem as suas tolerâncias, ao frio, ao calor e à utilização e deve ser capaz de resistir à contracção e à dilatação. Todo o processo de desmontagem demorou cerca de um dia e meio de trabalho.
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