Hyundai Kauai 1.0 Turbo – um mini-SUV para tudo
É um dos mini-suv mais interessantes do mercado e tem vários trunfos a seu favor. Motorizações híbrida e eléctrica e, também, um pequeno motor a gasolina neste Hyundai Kauai que testámos.
Podes ler e ver aqui o ensaio que fizemos à versão híbrida do Kauai, aquela que será, talvez, a mais interessante para quem procura um carro mais económico para uma utilização mista. Para quem procura uma utilização intensiva para cidade e está disposto a pagar cerca de 40 mil euros, a versão eléctrica será a melhor, especialmente tendo em conta que tem uma autonomia de quase 450 km, o que é mais do que suficiente para grandes viagens. Mas se a tua intenção for uma utilização despreocupada e com atenção ao preço, este 1.0 turbo a gasolina, com 120 cavalos, é a escolha acertada. Por cerca de 20 mil euros, tens um carro que dá para tudo. Cidade, viagens, passeio, trabalho e, até, um pouco de fora-de-estrada.
O que mudou
Não foi muito, é verdade. Mas foi o suficiente para actualizar este Hyundai Kauai. Desde que foi lançado que se apresentava como um SUV compacto versátil capaz de surpreender. Primeiro, pelo design. As proporções a fazer lembrar um SUV maior, com espaço interior mas sem o inconveniente do tamanho exterior, passando pelas linhas dinâmicas e uma postura mais elevada. O restyle que recebeu alterou ligeiramente a parte frontal, os faróis e pouco mais. Pequenas alterações, é certo, mas suficientes para o deixar ainda mais giro.
No interior, continua com a simplicidade de sempre. Um infoentretenimento actualizado, com melhores gráficos e uma utilização mais rápida, um painel de instrumentos totalmente digital – algo que não é assim tão necessário mas que o moderniza – e integração sem fios com smartphone, embora seja um opcional. O resto mantém-se como antes. A qualidade não é o foco principal, com muito plástico rijo mas um apoio de braço central macio e algum tecido nas portas. A construção é boa e transmite durabilidade por muitos anos.
O espaço é bom para quatro adultos, embora quem viaje nos lugares da frente é que esteja muito bem. Uma posição de condução óptima e um volante de muita qualidade, sem estarmos muito altos, embora o banco possa subir bastante. O conforto também e bom, com os bancos em tecido a dar o apoio necessário a um carro que não vai andar a fazer curvas rápidas e a suspensão a não ficar acanhada com os buracos e lombas, o que significa que até fora de estrada o Kauai se comporta bem. A qualidade de som é muito boa, mesmo sem ter o sistema de som Krell, opcional. Existem, ainda, outros opcionais para o deixar mais prático e confortável, como os bancos e volante aquecidos e elétricos, carregamento wireless de smartphone, etc.
Ao nível da seguraça, tem o que é de esperar para qualquer carro de 2021. Assistente de manutenção na faixa de rodagem, travagem de emergência, sensor de proximidade do carro da frente que nos avisa quando a fila avança, entre outros.
Motor e consumo
A motorização é o ponto de equilíbrio deste mini-SUV. Um motor de 3 cilindros a gasolina de 1 litro, turbo, com 120 cavalos e 172 Nm de binário e caixa manual de 6 velocidades. As prestações são muito singelas, mas se é isso que procuras, é esperares pela versão N daqui a uns meses. Este acelera em 12 segundos até aos 100 km/h e atinge os 180. Se queres poupar combustível é pisar o acelerador de forma suave e deixar o carro rolar, porque em cidade podes esperar consumos na ordem dos 7 litros, talvez um pouco menos. Fora da cidade, não tive oportunidade de testar, mas numa velocidades de cruzeiro de 90 à hora deve baixar para menos de 6. O carro não é pesado, com pouco mais de 1300 kg, e este motor gosta de funcionar ali entre as 2000 e as 2500 rpm. Puxa bastante bem acima das 2000 rpm, em segunda velocidade, mas a partir das 3500/4000 rpm já não adiciona muito.
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O grande trunfo
A mais valia que eu vejo neste Hyundai Kauai é, sem dúvida, a versatilidade. É um carro com capacidade para praticamente tudo. Não é grande demais para a cidade, mas não é pequeno demais para uma família. Consegue sair um pouco da estrada e comporta-se bem em estrada aberta. É uma escolha óptima para quem procura essa versatilidade e um design muito giro com qualidade que, não sendo a maior, não desaponta.