Aston Martin e AMG-Mercedes, os Seguranças da Fórmula 1
Fornecedora exclusiva, desde 1996, dos ‘FIA Safety Cars’ e dos ‘FIA Medical Cars’ da Fórmula 1, a Mercedes-Benz vai, este ano, passar a dividir essa função com a Aston Martin, construtor britânico que regressa ao circo 61 anos depois da sua última participação como equipa oficial – foi em Silverstone, no GP de Inglaterra de 1960 – prometendo, pelo caminho, (tentar) dar algumas dores de cabeça à multi-campeã formação germânica.
Nesta função de assistência em pista, para que tudo corra pelo melhor ao longo dos 23 fins-de-semana dos diferentes Grandes Prémios de 2021, os esforços serão partilhados – melhor dizendo, alternados – entre os dois safety cars oficiais – um AMG-Mercedes GT R e um Aston Martin Vantage – sendo o mesmo também válido ao nível dos medical cars, respectivamente uma carrinha C 63 S e um SUV DBX.
Depois de anos em que predominou o prateado, as duas propostas alemãs irão surgir pintadas em vermelho vivo, relembrando o 300 SEL 6.3 ‘Rote Sau’ das provas de GT do início dos anos 70 do século passado, enquanto os modelos britânicos espelham o icónico ‘British Racing Green’, com pormenores em verde lima, esquema de cores idêntico ao que os monolugares AMR21 da equipa de F1 irão envergar na temporada de 2021.
A decisão de quem estará onde caberá a um acordo entre as marcas e a FIA, dependendo do interesse comercial em cada mercado (ou país) em que se realizarem os Grandes Prémios. Sabe-se já que a Aston Martin abrirá o desfile no GP do Bahrain, em Sakhir, jornada inaugural do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2021, a correr-se no final de Março, e que os Mercedes-AMG assumirão esse mesmo papel no GP Emilia-Romagna, em Imola, em meados de Abril.
A divisão pelos restantes 21 GP do ano – incluindo o GP de Portugal (3ª prova do calendário, de 30 de Abril a 2 de Maio) – será definida a seu tempo. Acrescente-se que o piloto alemão Bernd Mayländer manter-se-á aos comandos do ‘FIA Safety Car’ em todos os GP – este papel é seu há mais de duas décadas – cabendo ao sul-africano Alan van der Merwe idêntica função no ‘FIA Medical Car’.
Quatro carros, um mesmo V8 biturbo de 4,0 litros
No capítulo técnico e resumidamente, a mecânica V8 biturbo de 4,0 litros de origem Mercedes-AMG é a mesma para todos os quatro carros, ainda que com uns pozinhos diferenciadores se aplicados no fornecedor ou no cliente.
No caso do Mercedes-AMG GT R, a mecânica mantém-se praticamente inalterada face à usada há um ano, em versão de 585 cv, tal como os ajustes feitos no chassis e na muito sofisticada aerodinâmica, conjunto complementado por um package denominado AMG Track que, entre outros, integra um sistema de protecção contra capotamento e outro de travagem em cerâmica. Tendo de cumprir com o apertado caderno de encargos da FIA, face às exigências da F1 e das funções que lhe estão atribuídas, o bicho chega muito depressinha a todo o lado, fruto de uma velocidade máxima de 318 km/h, que lhe permite cumprir os 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos… quase nem dá para piscar os olhos!
Já integrado no Aston Martin Vantage, este mesmo bloco debita 535 cv, embora também nada fique a dever à versão do fornecedor germânico, pois o seu binário máximo de 685 Nm, disponível durante mais tempo, faz com que cumpra os 0 aos 100 em 3,5 segundos, também contribuindo para o resultado outras afinações ao nível da transmissão, suspensão, direcção e amortecimento, face à sua versão normal. Acrescente-se que a aerodinâmica desta variante gera 155,6 kg de downforce a 200 km/h, mais 60 kg do que num Vantage de estrada, conduzido a uma mesma velocidade!
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Na vertente das viaturas médicas de intervenção rápida – pretende-se mesmo rapidíssima – o AMG-Mercedes C 63 S apresenta-se com um bloco de 375 kW / 510 cv e sistema de travagem em cerâmica; já o bloco do Aston Martin DBX debita 550 cv e gera 700 Nm de binário. Do seu pacote dedicado às emergências médicas contam-se, entre outros, um desfibrilador, cinco extintores de incêndio e um kit para abordagem de queimados.
Visualmente, para além das vibrantes conjugações de cores, os modelos integram diferentes sistemas de segurança, como sejam as antenas de comunicação rádio, as barras de tejadilho com iluminação LED e placas reflectoras, tudo naturalmente sublinhado com a assinatura “FIA Formula 1 World Championship”.
Fotos: Oficiais / Aston Martin / Mercedes-Benz