WRC 1997-2021: Uma questão de números
Apresentados que estão os 24 protagonistas desta Era #4 do WRC – 1ª parte aqui e 2ª parte aqui – vamos agora debruçar-nos sobre os números a eles subjacentes, naturalmente que mais a uns do que outros, fruto do protagonismo / domínio que tiveram (ou não) nas respectivas temporadas em que participaram. E há muitos e para todos os gostos, fruto dos quase já 330 ralis disputados – 327 para sermos mais precisos – desde que, em 1997, surgiram os primeiros modelos homologados na categoria “WRC”.
Há, por isso e naturalmente, um vasto número de facts & figures compreendidos entre o já longínquo, de há 25 anos, Rallye Monte-Carlo 1997 e o bem mais recente Arctic Rally Finland 2021, corrido no final de Fevereiro último.
– a estreia no WRC de carros da categoria “WRC” aconteceu, como se referiu em texto anterior, no Rallye-Monte Carlo de 1997, tendo sido o Subaru Impreza WRC (versão 1997-98) a saborear a primeira vitória de sempre de um “WRC” num rali do Mundial;
– os modelos que mais vezes se apresentaram à partida de eventos do WRC, através de equipas oficiais, estruturas semi-oficiais ou pilotos privados mais endinheirados, foram o Ford Focus RS WRC (968 vezes), o Subaru Impreza WRC (695) e o Ford Fiesta RS (671);
– em número de vitórias absolutas em ralis, os que mais vezes subiram ao lugar mais alto do pódio foram o Ford Focus RS WRC (44 vitórias), o Volkswagen Polo R WRC (43) e o Citroën C4 WRC (36);
– em termos de subidas a pódios, o Ford Focus RS WRC contabiliza 151 presenças no top-3, seguindo-se o Subaru Impreza WRC (92) e, ex-aequo, o Citroën C4 WRC e o Volkswagen Polo R WRC, ambos com 87 registos;
– quanto a vitórias em troços cronometrados, o Ford Focus RS WRC soma 929 melhores cronos, batendo os registos do Subaru Impreza WRC (788) e do Volkswagen Polo R WRC (645);
– do lado oposto em termos de resultados, e sem grandes surpresas, os que mais abandonaram foram mais ou menos os mesmos, embora por ordem diversa: o Subaru Impreza WRC soma 179 desistências, o Ford Focus RS WRC (163) e o Ford Fiesta RS (73);
– em termos de Campeões de Construtores desta Era #4 do WRC, a Citroën contabiliza 8 troféus (de 2003 a 2005 e de 2008 a 2012), o dobro dos alcançados pela Volkswagen (de 2013 a 2016), que por sua vez tem mais um título do que a Peugeot (2000 a 2002) ou a Ford (2006, 2007 e 2017). Com 2 ceptros temos a Toyota (1999 e 2018) a Hyundai (2019 e 2020) e com apenas um a Subaru (1997) e a Mitsubishi (1998, com um Lancer de Grupo A). Está por definir quem conquistará o 25º troféu com o selo “WRC”, numa luta a 3 entre a Ford, a Hyundai e a Toyota;
– já agora, no que se refere aos Campeões de Pilotos desta Era #4 do WRC, a Citroën volta a estar em alta, com os 9 troféus consecutivos – de 2005 a 2012 – garantidos por Sébastien Loeb, de novo impondo-se à Volkswagen, que através de Sébastien Ogier conquistou os Mundiais de 2013 a 2015. A Mitsubishi garantiu outros 3, todos através de Tommi Makkinen (de 1997 a 1999, com um carro de Grupo A), a Peugeot tem os 2 alcançados por Marcus Grönholm (2000 e 2002), tantos quanto os da Ford (2017 e 2018) ambos através de Ogier, e os da Toyota (2019 e 2020), um alcançado por Ott Tänak e outro por… Ogier! A Subaru soma as restantes duas coroas de louro, envergadas por Richard Burns (2001) e por Petter Solberg (2003). Também aqui está por definir quem inscreverá o seu nome como detentor do 25º troféu de Pilotos da era “WRC”.
Como se refere acima, os modelos homologados como “WRC” não contabilizam a totalidade de 1ºs lugares nos 327 ralis corridos nesta Era #4, sendo duas as razões: por um lado, a Mitsubishi Ralliart ainda conseguiu dar cartas com os seus Lancer / Carisma Evolution de Grupo A, obtendo 16 vitórias que a ajudaram a alcançar títulos de Pilotos (de 1997 a 1999) e de Construtores (1998); por outro há que destacar as 2 saborosas vitórias absolutas alcançadas pela Citroën em outros tantos ralis de asfalto da temporada de 1999 (Catalunha e Córsega), impondo os seus Xsara Kit-Car de Grupo A à forte armada de WRC.
Toyota Yaris WRC lidera as hostes entre a actual geração
Entre os três modelos presentemente em liça, cuja homologação inicial remonta a Janeiro de 2017, mais a evolução intermédia de 2019, e numa altura em que o WRC 2021 apenas tem 2 provas disputadas – Monte-Carlo e Ártico/Finlândia – a contabilidade desse período de 5 anos mal medidos (de 2017 à data de 2021), num total de 48 ralis, é a seguinte:
– o Ford Fiesta WRC ‘17 é o que regista maior número de participações (158), tendo alcançado 9 vitórias (18,8%), 32 presenças em pódios (20,3%) e 154 tempos mais rápidos em troços; por outro lado é, também, o que soma mais desistências (23);
– o Hyundai i20 Coupé WRC ’17 já esteve à partida por 153 vezes, conquistando 15 vitórias (31,3%) e 50 presenças no top-3 (32,7%), bem como uns bem expressivos 303 melhores tempos em classificativas; na vertente dos desaires, soma 19 desistências;
– mas é o Toyota Yaris WRC ‘17 que leva a palma entre este trio, com 18 vitórias (37,5%) e 336 melhores cronos, alcançados pelas 150 unidades que já inscreveu em diferentes 48 ralis; subiu por 43 vezes a um dos lugares do pódio (28,7%) e regista apenas 20 abandonos.
Naturalmente que estas estatísticas vão sofrer importantes alterações até final da presente temporada de 2021, a tal última da era “WRC”, cujo calendário provisório contempla mais 10 ralis: Croácia, já no final de Abril, seguindo-se o Rali Portugal (20 a 23 de Maio, espera-se que já com autorizada presença de público nos troços) e depois, por esta ordem, a Sardenha/Itália, Safari/Quénia, Estónia, Finlândia, Ypres/Bélgica, Chile, Catalunha/Espanha, Chipre e Japão, em Novembro, naquele que será o último rali da Era #4 dos “WRC”.
Isto, claro está, consoante a evolução da pandemia, sendo que há várias organizações, de diferentes países, à espreita, para aproveitar eventuais K.O. sanitários no presente calendário e que, uma vez dado o aval, possam assim escrever a sua própria página nesta já longa história desta Era #4 do Mundial de Ralis…!
E não, não me estou a esquecer da vertente lusa desta história de 25 anos da categoria, aventuras que serão contadas num próximo capítulo deste dossier “WRC 1997-2021”!
Fotos: Oficiais: WRC / Citroën Racing / Subaru STi / Ford M-Sport / Hyundai Motorsport / Toyota Gazoo Racing