Skoda: 15 milhões de carros em 116 anos da fábrica de Mladá Boleslav
Não é todos os dias que se atinge um marco destes, por isso é natural que Skoda esteja feliz. O Skoda número 15 milhões a sair da fábrica de Mladá Boleslav foi um Skoda Enyaq iV na cor Arctic Silver metalizada. Um bom sinal para um futuro que se pretende cada vez mais eficiente e eléctrico.
Foi em 1905 que Laurin e Klement conduziram o primeiro carro de sempre a sair daquela fábrica: o Voiturette A. Um carro próprio da época, excelente para apanhar sol, péssimo para quando começava a chover. Isto, depois de fabricarem, durante 10 anos, bicicletas. Carro, esse, que ainda existe e está no museu da marca, no mesmo local.
116 anos e 15 milhões de carros depois, a Skoda está, hoje, na vanguarda da produção automóvel, com uma linha de produção conjunta para carros de motor a combustão e carros eléctricos – única no grupo – e produção, na mesma fábrica, de motores, caixas de velocidades, eixos e baterias para motores eléctricos, tudo para fornecer as necessidades do grupo a que pertence: o Grupo Volkswagen.
Para além disto, a fábrica de Mladá Boleslav ainda produz 6 modelos da gama actual: Fabia, Scala, Octavia, Kamiq, Karoq e o Enyaq iV. Tudo isto numa fábrica que está activa graças a mais de 29 mil trabalhadores e muita tecnologia, desde a digitalização de processos e desenvolvimento, passando por uma nova “oficina” de pintura com capacidade para 168 000 carrocerias por ano (elevando para 812 000 a capacidade total de pintura) e que conta com processos ecológicos para diminuir – e muito – a sua pegada ambiental.
Destes 15 milhões de veículos, mais de 10 milhões foram fabricados nos últimos 30 anos, altura na qual a Skoda passou a fazer parte do grupo VW. As outras fábricas da marca estão localizadas na Eslováquia, Ucrânia, China, Índia e Rússia e o número total de veículos fabricados pela Skoda desde 1905 é superior a 24 milhões.
Segue-nos no Instagram