Filipe Albuquerque na corrida ao título de “Desportista do Ano”
Pela primeira vez na história dos prémios anuais da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), o automobilismo conta com um finalista ao título de “Atleta Masculino do Ano”. É ele Filipe Albuquerque, piloto originário de Coimbra cujo palmarés de já quase 30 anos, nas mais diversas modalidades, é encimado pelos títulos de Campeão do Mundo FIA de Endurance (categoria LMP2), Campeão do European Le Mans Series e Vencedor das 24h de Le Mans (LMP2). Tudo isto só em 2020, acumulando aos múltiplos sucessos acumulados ao longo dessa já longa carreira!
Aliás, a vertente das rodas está muito bem representada no grupo dos 5 finalistas que a CDP elegeu, havendo nada menos do que 3 nomes que as usam nas suas modalidades de eleição, candidatos ao ceptro da vertente masculina: João Almeida, piloto sensação no ciclismo mundial, e Miguel Oliveira, piloto da categoria MotoGP e que este ano tenta um assalto mais a sério ao título da modalidade, integrando a equipa de fábrica da KTM, juntando-se-lhes Filipe Albuquerque. Os outsiders são Fernando Pimenta, o nosso herói da Canoagem, e, claro, Cristiano Ronaldo, a nossa actual referência do mundo do Futebol. Na vertente feminina não há conteúdos mecânicos associados, só força de pernas e braços, com Maria Martins (Ciclismo) em luta pelo ceptro com Auriol Dongmo (Atletismo), Joana Vasconcelos (Canoagem), Filipa Martins (Ginástica) e Telma Monteiro (Judo).
Decorrente da pandemia, apenas estas as duas categorias serão merecedoras dos habitualmente mas abrangentes galardões do CDP, entidade que, apesar da actual realidade, não quis deixar de enaltecer o esforço e empenho de atletas e federações desportivas ao longo do difícil ano de 2020.
Também de modo excepcional, os galardões de “Atletas do Ano” (masculinos e femininos) serão nesta edição atribuídos por votação pública, num formato eletrónico que irá decorrer até às 17h00 do dia 23 de março (3ª Feira da próxima semana). Pode registar-se e votar aqui, tendo em conta que o email que receber, de acesso à dita votação, é apenas válido durante 15 minutos; se ultrapassar esse prazo terá de submeter de novo o seu email. Os vencedores serão anunciados a 24 de março, em sessão a anunciar oportunamente.
Um exigente programa tripartido de endurance em 2021
Com uma carreira de quase 30 anos, maioritariamente construída fora das nossas fronteiras, integrando as mais diversas modalidades de circuito – karting, fórmulas de monolugares, campeonato DTM e provas de resistência, na Europa e América do Norte – Filipe Albuquerque abraça, em 2021, um ambicioso programa dividido em três frentes: IMSA WeatherTech SportsCar Championship, com um Acura ARX-05 DPi do team Wayne Taylor Racing, no European Le Mans Series e no FIA World Endurance Championship, em ambos com a United AutoSports, aos comandos de um Oreca 07-Gibson da categoria LMP2.
O ano já começou em grande estilo, com a vitória em Janeiro último, nas 24 Horas de Daytona – fê-lo a mielas com o brasileiro Hélio Castroneves e os americanos Alexander Rossi e Ricky Taylor – após uma prova e um final de cortar a respiração! Foi a sua 2ª vitória em termos absolutos, depois de semelhante resultado alcançado em 2018, e a 3ª em termos de categoria, com a vitória na classe GT registada em 2013. São, assim, dele 3 relógios Rolex Oyster Perpetual Cosmograph Daytona, o prémio por excelência da jornada norte-americana patrocinada pela multinacional!
Para terminar e num domínio mais internacional de prémios de “Desportistas do Ano”, está igualmente em preparação a divulgação e entrega dos “Laureus World Sport Awards 2021”, evento em que a representação motorizada infelizmente não contempla nenhum atleta luso: estão na corrida aos títulos Lewis Hamilton, candidato a “Atleta Masculino”, a o team Mercedes-AMG Petronas F1, na categoria “Equipa do Ano”, e ainda Joan Mir, o actual detentor do ceptro de MotoGP 2020, pela Suzuki, nomeado para o prémio “Revelação”.
Segue-nos no Instagram
Fotos: Oficiais / CPD, Filipe Albuquerque (Make News), Wayne Taylor Racing, United Autosports