Famel de regresso às estradas com a eléctrica E-XF
A marca portuguesa Famel está de regresso. A E-XF é a XF-17 do século XXI, inspirando-se no mítico modelo, mas adoptando uma motorização elétrica, em linha com a transição energética transversal a todo o sector da mobilidade. A Famel surge, assim, mais tecnológica e amiga do ambiente, bem como focada em oferecer aos seus clientes uma mobilidade individual prática e sustentável.
“O regresso como marca portuguesa de motociclos eléctricos foi uma decisão difícil por causa da herança e cultura do passado, mas abraçamos esta missão para um futuro mais limpo e afirmamo-nos perante as próximas gerações que serão também os nossos motociclistas, como uma marca voltada para o futuro” declara Joel Sousa, responsável pela Famel.
Este regresso é inspirado na XF-17 da década de 1970, no seu design esguio e na sua performance que dela fizeram um ícone a nível nacional. A nova E-XF invoca essa herança, apostando num motor eléctrico de 5 kW para atingir uma velocidade máxima de 70 km/h. A bateria pode ser carregada em cerca de 4 horas e permite-lhe ter uma autonomia máxima de 70 quilómetros.
“Podíamos ter ido pelo caminho óbvio de colocar um motor a gasolina. Talvez para Portugal fizesse mais sentido, mas temos que ser mais ambiciosos e projetar a marca para fora, começando desde já pela Europa. Mas isto só se consegue com um produto inovador e com enorme potencial de conquistar mercados como o dos motociclos elétricos, que ainda estão em aberto mas a crescer rapidamente”, acrescenta Joel Sousa.
A pré-reserva permite aceder a uma primeira edição limitada do novo modelo eléctrico, cujas entregas estão previstas para 2022. O seu preço estimado é de 4100 €.