Audi e-tron GT com preços a partir de 106 600 euros
Da Alemanha chega mais um rival eléctrico para o Model S da Tesla. Depois da Porsche, chegou agora a vez da Audi lançar o seu Taycan, o impressionante e-tron GT quattro. Com ele, a Audi pretende mostrar que a mobilidade eléctrica pode ser estimulante, apostando num design emocional e numa condução que promete ser incrivelmente dinâmica.
Para isso, estão lá os números dos motores eléctricos das duas versões disponíveis: 476 cavalos (530 cavalos em overboost) no e-tron GT quattro e 598 cavalos (646 cavalos em overboost) na versão RS. Os preços começam nos 106.618 € no caso da versão menos potente e nos 145.878 € do RS e-tron GT quattro.
Exteriormente, com praticamente 5 metros de comprimento e 2 metros de largura, destaca-se, imediatamente, só pelas suas dimensões, com uma enorme presença. Apenas podemos imaginar como será ao vivo. A altura de apenas 1,4 metros contribui com o restante dinamismo que se exige, à altura da performance de tão especial GT. A aerodinâmica aperfeiçoada é também garantia de muita eficiência a furar o ar, com um Cx de 0,24.
A potência de 476 cavalos do e-tron GT quattro resulta da combinação do motor dianteiro de 238 cavalos com o traseiro de 435 cv. O binário total do sistema é 630 Nm. A velocidade máxima é 245 km/h e o sprint de 0 a 100 km/h demora 4,1 segundos. Já a bordo do RS, a experiência é ainda mais impressionante, graças não só à superior potência total do sistema, bem como ao binário que pode chegar aos 830 Nm durante cerca de 2,5 segundos com a função boost do launch control. A velocidade máxima é 250 km/h e os 100 km/h chegam em 3,3 segundos.
A autonomia máxima declarada do e-tron GT quattro é de 488 quilómetros e resulta da sua bateria de iões de lítio com 396 células com uma capacidade bruta de 93 kWh. O sistema de 800 V suporta carregamento rápido por corrente contínua até uma potência máxima de 270 kW. Já em corrente alternada pode carregar-se a bateria com uma potência de 11 kW, estando prevista, para breve, a inclusão da opção de carregamento a 22 kW. O carregamento pode ser feito por uma tomada, bem como através do sistema Audi Wireless Charging com uma potência de 11 kW.
Segue-nos no Instagram
A suspensão pneumática adaptativa permite combinar conforto e dinâmica e o opcional sistema de quatro rodas direccionais confere ao GT 100% eléctrico da Audi uma manobrabilidade e agilidade acima da média num automóvel destas dimensões. As jantes disponíveis variam entre as 19 e as 21 polegadas e podem, inclusivamente, esconder travões carbo-cerâmicos. Por dentro, o luxo, conforto e equipamento que se espera de uma proposta como esta, uma reinterpretação do conceito de Gran Turismo, um coupé de quatro portas com que a Audi pretende conquistar o futuro eléctrico.