Lamborghini: Crise?! Qual crise?!
Continua tudo em festa ali para os lados de Sant’Agata Bolognese e a coisa não é para menos, pois o construtor italiano de superdesportivos alcançou, em 2020, a melhor rentabilidade de sempre, com um volume de negócios de 1,61 mil milhões euros, apenas 11% menos do que em 2019, que já havia sido referencial. E só não foi melhor porque a fábrica teve de estar parada durante 70 longos dias, a bem da saúde da nação!
Tal resultado contabilístico de excelência decorreu, naturalmente, dos volumes de vendas alcançados, sendo que também aqui a Lambo registou o segundo melhor ano comercial de sempre, batendo o recorde do ano anterior, ilustrando essa entrada de múltiplos milhões de euros nos cofres da marca: 7.430 carros em todo o mundo, mais 775 unidades do que as 8.205 entregues um ano antes aos clientes de todo o planeta.
Para os EUA – o seu mercado mais importante – embarcaram 2.224 unidades, quase três vezes e meia mais do que as meras 608 enviadas para a vizinha Alemanha, país que, por sua vez, bateu pela margem mínima (apenas 4 unidades) a região composta pela China Continental e os territórios de Hong Kong e Macau, que somaram 604 registos. Não muito longe ficou o Japão (600), seguido do Reino Unido (517) e do seu mercado de origem, Itália, com 347 viaturas. Por modelos, o SUV Urus foi o best-seller do ano, com 4.391 matrículas, seguido do Huracán V10 (2.193) e Aventador V12 (846).
Longe, muito longe desses volumes ficou Portugal, sendo que, ainda assim, se tenham vendido neste nosso rectangulozinho 14 unidades Lamborghini – 8 do SUV Urus, mais 5 do Huracán e ainda 1 Aventador – volume que representa um carro mais do que os 13 vendidos em 2019 e o dobro dos 7 matriculados um ano antes, contribuindo para um resultado financeiro global que só não foi ainda mais robusto porque, devido à pandemia que atingiu a Itália, muito em particular a região de Bolonha, obrigando ao cumprimento de um muito restritivo confinamento.
E tudo aponta para que o recém-iniciado exercício fiscal venha a ter contornos ainda mais sumptuosos, pois, de acordo com a marca, as vendas em Janeiro e Fevereiro ultrapassaram, em muito, as previsões mais optimistas, ao mesmo tempo que a produção já está assegurada para ocupar os primeiros nove meses de 2021, com muitas encomendas vindas da China, região que, rapidamente, deverá passar a ser o segundo mercado mais importante, aproximando-se dos volumes dos States.
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A contar para o novo bolo estarão, não só os modelos actualmente em comercialização, mas em especial as seis novidades de 2020: Huracán EVO RWD Coupé e Spyder, Sián Roadster, Essenza SCV12, SC20 e, em particular, o Huracán STO (Super Trofeo Omologata), versão de estrada inspirada no EVO Super Trofeo do troféu monomarca e no Huracán GT3, múltiplo vencedor da classe em provas de resistência como Daytona ou Sebring. Ou ainda os novos produtos já pré-anunciados e que vão deliciar os amantes de superdesportivos!
Fotos: Oficiais / Lamborghini