Nissan: já foram produzidos mais Leaf na Europa do que Bluebird
O Nissan Bluebird foi o responsável por inaugurar as instalações de produção da marca japonesa em Sunderland, no Reino Unido. Entre 1986 e 1990 foram ali produzidas 187.178 unidades do Bluebird, sendo necessárias 22 horas, no pico da produção, para fabricar cada um deles. Actualmente, cerca de 35 anos depois, a Nissan precisa apenas de 10 horas para construir um Leaf, modelo que nesta mais recente geração já totaliza 195.380 unidades produzidas na unidade britânica, superando o agora clássico japonês
«O Bluebird foi um modelo icónico para as instalações, trazendo boas memórias a todos os entusiastas da Nissan. O facto de o volume do novo LEAF ultrapassar tão rapidamente o do Bluebird evidencia a incrível evolução da nossa inovação ao nível da produção, da perícia dos nossos trabalhadores e dos processos, enquanto rumamos à electrificação. O facto de o LEAF ultrapassar o Bluebird é um marco histórico, mas muitos mais se avizinham para a nossa equipa nestas instalações, à medida que a nossa gama de automóveis eléctricos cresce», afirma Alan Johnson, Vice-presidente de Fabrico da Nissan em Sunderland.
A nível de funcionários, as instalações da Nissan em Sunderland contam agora com 6.000 pessoas, uma enorme diferença para as 430 pessoas que ali trabalhavam na segunda metade da década de 1980. E dos 86 funcionários que trabalharam na produção do Bluebird, 19 contribuem agora para o fabrico do 100% eléctrico da Nissan. O primeiro automóvel ali produzido foi um exemplar destinado à fase de testes e recebeu o nome de Bluebird Job 1, actualmente uma peça de museu no local. Também em Sunderland nasceu o Leaf número 500.000.