SEAT com novo eléctrico urbano em 2025. Ibiza e Arona renovam-se e Cupra Tavascan avança
A SEAT anunciou o lançamento de um novo veículo urbano totalmente eléctrico em 2025, número também aplicável ao seu preço, uma vez que se posicionará num segmento entre os 20 mil e os 25 mil €, factor essencial para levar a mobilidade sustentável às massas. A marca espanhola promete divulgar, em breve, a unidade de produção onde o novo modelo vai ser fabricado.
“Queremos fabricar veículos elétricos em Espanha a partir de 2025. A nossa intenção é produzir mais de 500.000 automóveis eléctricos urbanos por ano em Martorell também para o Grupo Volkswagen, mas precisamos de um compromisso claro por parte da Comissão Europeia. O nosso plano é transformar o nosso Centro Técnico, o único no sul da Europa e um activo essencial de I+D para a região. Acreditamos que é parte de nossa responsabilidade electrificar todo o país. Há 70 anos colocámos este país sobre rodas. O nosso objetivo agora é colocar o país sobre rodas elétricas”, disse Wayne Griffiths, presidente da SEAT S.A..
Também a Cupra fez saber que a versão de produção do 100% eléctrico Tavascan chegará ao mercado em 2024. Para além disso, revelou o objectivo de duplicar as suas vendas este ano e mais do que duplicar o seu volume de negócios, que em 2020 valeu 900 milhões de euros. O mix da Cupra deverá passar de 5 a 10% do volume total da empresa, apontando, igualmente, a novos mercados como o australiano.
Segue-nos no Instagram
O Formentor é o pilar desta ambição de crescimento, apontado como o responsável por 50% das vendas da Cupra, gama em que as versões PHEV representarão, também, 50% do mix de vendas. Ainda em 2021, chegam também ao mercado as actualizações dos SEAT Ibiza e Arona, dois modelos chave no plano da SEAT. Também este ano, chega ao mercado o primeiro modelo 100% eléctrico da Cupra, o Born. Muitas novidades para os lados de Barcelona.