Volvo XC40 Recharge 100% eléctrico já disponível em Portugal
Chegou a Portugal o novo Volvo XC40 Recharge, o primeiro modelo 100% eléctrico da Volvo e, como seria de esperar, aposta forte na segurança, tecnologia e autonomia, sendo, assim, uma excelente solução que reforça o posicionamento e sucesso deste SUV. O preço, esse, está dentro do segmento.
Sendo o XC40 normal um sucesso, é de esperar que esta versão Recharge, totalmente eléctrica, também o seja. Pelo menos tem argumentos para isso. O primeiro é o design, que agrada a muita gente. Mantém-se igual, excepto na frente, uma vez que, por ser eléctrico, não necessita das entradas de ar para refrigeração, tornando-se, assim, mais aerodinâmico e a nova grelha lisa integra alguns dos sistemas de segurança.
Depois, a mecânica. Dois motores de 204 cavalos, um em cada eixo, totalizando 408 cavalos de potência e um grande binário de 660 Nm. Sprinta em menos de 5 segundos – um valor excelente – e a velocidade máxima está limitada aos 180 km/h, como é, agora, apanágio da marca.
Isto são excelente valores, mas nos elétricos o que mais importa é a autonomia. Neste Volvo XC40 Recharge, é superior a 400 km, com uma bateria de 75 kWh úteis. Não existem, ainda, valores para o consumo, mas tendo em conta a autonomia e a capacidade da bateria, juntamente com o peso de 2188 kg, podes esperar algo entre os 18-22 kWh/100 km. Teremos de o testar para saber. Carrega em 8 horas em corrente alternada a 11 kW e 80% em 40 minutos em corrente contínua a 150 kW.
Quanto à segurança, os motores eléctricos foram integrados na estrutura para distribuir as forças de colisão, a traseira foi reforçada e as baterias colocadas no fundo, ajudando, também, a manter o centro de gravidade o mais baixo possível. O Volvo XC40 Recharge é, também, o primeiro modelo da marca equipado com o ADAS, um sistema de segurança composto por radares, câmaras e sensores de ultrassom capazes de ter uma noção total do que se passa à volta do veículo e a sua interação com outros veículos e com o meio. Isto significa que poderá ter, em breve, condução autónoma.
Para arrumação, temos a bagageira normal atrás e um novo compartimento de 30 litros à frente, onde por falta de um motor a combustão, “sobrou” algum espaço. Há uma nova cor, a Sage Green Metallic e o sistema de infoentretenimento está actualizado, com Apple Car Play e Android Auto com novos serviços Google.
O preço é de 57.150€ para a versão Twin Plus e de 61.106€ para a Twin Pro, havendo também a possibilidade de renting por um custo mensal de 800€ ou 850€, respectivamente.
Segue-nos no Instagram