Novo Toyota GR 86: podemos dormir descansados
Mais importante do que a actualização estética e do que o aumento de potência, ambos muito bem-vindos, o que realmente importa destacar no novo GR 86 é que a Toyota, tudo indica, não alterou o espírito purista e envolvente do seu desportivo.
A receita do novo 86 é a mesma, mas modernizada, juntando-se agora à família GR onde já estão o Supra e o Yaris. A Toyota deu especial atenção ao seu peso, apostando num tejadilho e outros painéis da carroçaria em alumínio para manter o peso total em cerca de 1250 kg e assim potenciar o desempenho do GR 86.
Este recorre agora a um motor com 2,4 litros de cilindrada, com a mesma configuração boxer tipicamente Subaru do seu antecessor e com um valor de potência que deverá chegar aos 235 cavalos. Segundo consta, a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 6,3 segundos.
Peso reduzido e bem distribuído, motor atmosférico, caixa manual e tracção traseira. Uma vez mais, é a marca dos híbridos, aquela que é, tantas vezes, acusada de muita razão e pouca emoção, a mostrar como se faz um automóvel que é, acima de tudo, para ser conduzido e sentido. Os fãs agradecem. Nós agradecemos, também.