Grattis, Volvo: 94 aninhos e cada vez mais nova
Foi a 14 de Abril de 1927 que o primeiro Volvo ÖV4, apelidado de “Jakob”, saiu da fábrica em Lundby, na Suécia. A Volvo, fundada por Assar Gabrielsson e Gustav Larson, mantém ainda hoje a premissa com que os fundadores começaram a empresa: “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança”. Este tem sido o mantra com que a empresa tem orientado a sua actividade, tanto ao nível da tecnologia – com a invenção do cinto de segurança de 3 pontos, por exemplo – como ao nível do conforto e fiabilidade.
Também nos deram carros emocionantes – mal seria, não é verdade? – mas até mesmo esses tinham a segurança dos passageiros (e peões) como preocupação máxima. Actualmente, para além da segurança, a Volvo comprometeu-se com a segurança do planeta que é, directa e indirectamente, também a nossa. Impacto ambiental neutro até 2040 é o objectivo.
10 da manhã
Foi a esta hora do dia 14 de Abril que Hilmer Johansson, gestor de vendas da empresa, conduziu para a rua o primeiro Volvo. Um ÖV4, o Jakob, um descapotável com motor de 4 cilindros. Começaram com estilo, portanto. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica e estava disponível nesta única combinação de cores: azul-escuro com guarda-lamas pretos. Um pouco ao estilo do Ford Model T, embora a premissa fosse um pouco diferente. Não tinha o sarcasmo de Henry Ford, com a sua célebre frase “o cliente pode ter o carro pintado na cor que quiser, desde que seja preto”.
Entre 1927 e 1929 foram produzidos 275 “Jakobs”. O modelo seguinte foi o primeiro sedan da marca, o PV4, com 694 unidades vendidas em dois anos de produção. Poderá dizer-se, face ao sucesso da marca no segmento SUV, que este foi o seu primeiro, pois para além da altura em relação ao solo (dá jeito em caso de neve) os bancos podiam rebater e tornar-se uma cama confortável para dois passageiros. Fantástico para fazer viagens mais longas no final da década de 20 e uma ideia muito boa para trazer de volta. Här är ett tips, Volvo, och grattis.
Segue-nos no Instagram