Mercedes-Benz EQB – uma solução eléctrica para a família
A aposta eléctrica da Mercedes-Benz não é recente, mas agora estão mais a sério. Especialmente na oferta SUV, com o novo Mercedes-Benz EQB a assumir-se como um SUV verdadeiramente familiar.
Eléctrico
Mas já desde 2014 que têm um carro eléctrico: o B250e Electric Drive. Não era fenomenal, mas para a época era bastante bom. Autonomia de cerca de 200km com uma bateria de 28 kWh e 132 kW de potência. Não é mau para o standard da altura, mas hoje em dia isso é o mínimo exigível. Há um na minha rua e ainda que o design não seja o mais actual, os donos não me parecem chateados com isso. Para 2014 estava bom.
Mas para 2021 não, daí que os novos EQ da Mercedes-Benz tenham valores mais promissores e interessantes. Começando com o primeiro, o EQC em 2019, com uma autonomia superior a 400 km e potência de 300 kW, até aos mais recentes EQA e EQB, este último mais focado nas famílias, com espaço interior e possibilidade de 7 lugares.
7 lugares
A grande vantagem do EQB, a variante eléctrica do GLB, é a possibilidade de vir com 7 lugares. Também tem um aspecto mais robusto e fisicamente maior que o EQA, mas grosso modo o interesse é não nos preocuparmos com espaço para transportar pessoas. Se esse for o teu caso e pretenderes um carro eléctrico, é uma opção a ter em conta.
Segue-nos no Instagram
Ao nível da mecânica e especificações, o EQB terá várias opções, com as baterias a começar nos 66 kWh e, em princípio, uma maior do que 200 (!). Quanto aos motores, haverá vários níveis de potência com opções de tração dianteira ou integral. O exemplo que a marca dá é o EQB 350 4MATIC, com uma autonomia de 419 km em ciclo WLTP e consumo combinado entre 18 e 19 kWh/100 km.