EuroNASCAR on ice: Um peixe fora de água… ou talvez não!
Ao longo dos tempos, têm sido múltiplos os exemplos de carros de competição em improváveis spots, nomeadamente em locais com neve, de monolugares de F1 a carros que estamos mais habituados a ver no deserto, em provas como o Dakar. Agora juntou-se-lhe mais um peixe a este estranho aquário, com a estreia de um Chevrolet Camaro da NASCAR Whelen Euro Series (NWES), o braço europeu da popular série norte-americana, bailando sobre o gelo do circuito de Val Thorens, em França.
Se bem que já nada nos surpreenda verdadeiramente, esta improvável première de um carro da categoria NASCAR a gritar a plenos pulmões numa pista de gelo aconteceu a 26 de Março último, quando o Team FJ, organizador da série, levou uma das suas unidades para as montanhas para um dia de testes no gelo.
Foi neste ambiente inóspito que este graúdo peixe com mais de 5 metros de comprimento e 1.225 kg de peso, equipado com um V8 de 5,7 litros e mais de 400 cv de potência, fez uma demonstração de pure american muscle, complementando outras exibições do seu passado, nomeadamente em no Goodwood Festival of Speed ou em palcos da Race of Champions, já para não falar das competições agora disputadas por todo o mundo, nas tradicionais pistas de alcatrão, ovais ou de design convencional.
Conduzido por Jérôme Galpin, responsável máximo da NWES, e equipado com indispensáveis pneus de pregos – no que foi uma estreia neste tipo de viaturas – o Camaro da costela europeia da série NASCAR sentiu-se como peixe na água, deslizando sobre o gelo e neve da tortuosa pista de Val Thorens com enorme facilidade, não só batendo os melhores tempos alguma vez ali registados por carros de tracção traseira, das categorias mais normais que costumam competir naquelas paragens, como até ficando muito perto dos cronos alcançados por outros protótipos de tracção integral.
“Para ser honesto, não esperávamos que este primeiro teste no gelo decorresse tão bem”, referiu Jérôme Galpin. “O carro mostrou um grande equilíbrio, pelo que foi muito fácil de o balancear no gelo, integrando-se, muito provavelmente, entre o lote de carros de competição mais versáteis alguma vez construídos, capazes de correr em todas as pistas, sobre todas as superfícies e em todas as condições. Isto para além da própria performance, também bastante impressionante, sendo que em apenas um dia de testes, conseguimos alcançar um dos tempos mais rápidos nesta pista para um carro de tração traseira.”
Mais do que as palavras, ficam as imagens, as fotos que ilustram este artigo e as imagens dinâmicas, que se podem ver neste vídeo.
Criada em 2009 e dividindo-se em 2 categorias – PRO e 2 (AM) – a hoje já prestigiada NASCAR Whelen Euro Series é uma das 3 plataformas internacionais com o selo oficial da norte-americana National Association for Stock Car Auto Racing (NASCAR), num estatuto equivalente ao da NASCAR Pinty’s Series (Canadá) e da NASCAR PEAK Mexico Series.
Em pista degladiam-se as múltiplas silhuetas coloridas dos modelos Chevrolet Camaro e SS, Ford Mustang e Toyota Camry, assentes em chassis tubulares com certificação FIA e pneus General Tire 330/700 R 15, com características muito semelhantes: um motor V8 de 5,7 litros (400 cv), tracção traseira, suspensões ajustáveis, caixa manual de 4 velocidades, travões de discos ventilados (330 mm) com pastilhas de 4 pistões, num conjunto cujo peso máximo será de 1.225 kg, permitindo-se atingir velocidades máximas na ordem dos 245 km/h. Para dar equilíbrio à série, a grande maioria dos componentes é idêntica em todos os carros, sendo muitos deles selados, estando dotados de um sistema de recolha de dados.
Miguel Gomes, uma estreia lusa no mundo dos stock cars
Apesar de (ainda) não haver nenhuma prova no nosso país, destaque-se a ascenção de um piloto português ao competitivo pelotão da NASCAR Whelen Euro Series. Chama-se Miguel Gomes e irá estar aos comandos do Camaro #46 da Marko Stipp Motorsport, lutando quer pelo título categoria de suporte EuroNascar 2 (AM), como simultaneamente pelos troféus de “Rookie”, reservado aos estreantes, e de “Legend”, para pilotos acima dos 40 anos. Sim, o Miguel tem 41!
Com um passado no mundo das corridas de stock cars e depois de ter disputado a virtual EuroNASCAR Esports Series, o piloto lisboeta viria a integrar o Programa de Recrutamento de Pilotos da NWES, pelo que irá agora estrear-se na série NASCAR mas no mundo real: “A NASCAR tem sido minha paixão desde criança e poder correr numa série oficial da NASCAR é como um sonho tornado realidade. Estou ansioso por entrar naquele bonito V8 e fazer, finalmente, parte da história da NASCAR”, o que acontece fruto dos contactos que manteve com Marko Stipp, o responsável da formação alemã. “Estando o carro #46 disponível, que é o número com que eu sempre corro, vi isso como um sinal para escolher a Marko Stipp Motorsport, avançando assim que reuni as condições para fazer uma temporada completa em 2021”.
Sobre esta contratação, Marko Stipp refere: “Como equipa, estamos sempre disponíveis para ajudar os novos talentos a extrair o máximo da sua performance e incentivá-los. Em termos de idade, o Miguel obviamente não é o típico jovem novato, mas traz consigo o benefício da experiência e um passado no mundo dos stock cars. Não demorou muito para estarmos em sintonia, pelo que estamos realmente ansiosos para iniciar com ele esta nova época”.
A estreia de Miguel Gomes – e de Portugal – na série de 2021 com a Marko Stipp Motorsport acontecerá no Circuito Ricardo Tormo (Valencia, Espanha), no fim-de semana de 15 e 16 de Maio, naquela que será a primeira de 7 jornadas duplas de 2021. Seguir-se-ão as corridas de Most (República Checa), Brands Hatch Indy (Reino Unido), Hockenheimring (Alemanha), Grobniq (Croácia), Zolder (Bélgica) e Vallelunga (Itália). Para acompanhar no portal oficial da NWES, não só seguindo toda a temporada de 2021 de ambas as categorias, como a própria evolução do nosso conterrâneo, o primeiro luso de sempre a disputar um campeonato com o selo NASCAR.
Fotos: Oficiais / NASCAR Whelen Euro Series, Miguel Gomes Racing