Novo Honda HR-V: bons olhos te vejam
A Honda apresentou a nova geração do SUV compacto HR-V e mostrou que a aposta na motorização híbrida é a coisa certa. Para a Europa só vem essa.
Já tinha sido desvendado um pouco acerca desta nova geração do Honda HR-V, o SUV compacto de sucesso da marca japonesa. Mas falta saber algumas coisas. Alguns números, orientações de design e tecnologia e motorização. Sabíamos que haveria uma versão híbrida, mas não sabíamos que seria a única para o mercado europeu.
e:HEV
A mecânica do novo HR-V estará a cargo de uma motorização híbrida composta por um motor a gasolina i-VTEC com 1.5 litros em ciclo Atkinson e pouco mais de 100 cavalos, juntamente com dois motores eléctricos e uma potência combinada de 131 cavalos. O binário máximo é de 235 Nm às 4.500 rpm. Não são números impressionantes, mas o propósito é tornar o carro o mais eficiente possível e dar uma resposta suave sem hesitações. É bem possível que faça consumos muito interessantes, uma vez que o sistema privilegia a condução 100% eléctrica em cidade.
Design e espaço
O conceito usado nesta nova geração do Honda HR-V foi algo a que a malta da Honda chamou de princípio M/M: “Man-Maximum/Machine-Minimum”. O máximo para as pessoas, o mínimo para a máquina. Isto significa que tudo foi pensado para “servir” da melhor maneira o condutor e os passageiros, quer a nível de espaço no habitáculo, quer a nível de ergonomia, tecnologia, etc. Ao nível prático, voltaram os bancos-mágicos nos lugares traseiros, disponibilizando, assim, uma área plana no chão que podemos usar para transportar maiores volumes. Dá jeito, acredita.
Quanto à segurança, para além dos sistemas normais, a Honda trouxe o sistema SENSING. Uma câmara de alta definição e com um processamento mais rápido que supera a anterior combinação câmara-sonar utilizada nos seus modelos. Isto permite uma resposta mais rápida e uma percepção superior de tudo o que se passa na frente do carro, aumentando a eficiência dos sistemas de segurança, como, por exemplo, a travagem automática de emergência e o cruise control adaptativo.
A posição de condução está ligeiramente mais elevada em relação à geração anterior e as janelas foram desenhadas para deixar entrar o máximo de luz possível, algo que melhora a sensação de conforto e espaço interior. No exterior, o aspecto coupé dá um ar mais actualizado e o tejadilho é 2 centímetros mais baixo que o anterior. No interior, os bancos utilizam novos materiais e não têm molas, o que lhes confere um conforto superior e, segundo a Honda, uma melhoria em relação à fadiga nas viagens.
Lá para o fim do ano
Ainda não há preços para o novo HR-V, mas já podes demonstrar o teu interesse registando-te na página do modelo https://www.honda.co.uk/cars/new/hr-v-hybrid/hr-v-register-interest/register-interest.html
Vai chegar por volta do fim do ano, talvez no início do último trimestre e se tivermos em conta que o Jazz Crosstar custa cerca de 33.000€ e o CR-V com a mesma cilindrada custa 39.000€, eu diria que o preço deverá andar pelos 35.000€.
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