Opel Astra celebra 30 anos e o GSi continua incrivelmente interessante
Este é um outro exemplo que nos deixa a pensar na rapidez com que o tempo passa. Celebra-se este ano o 30º aniversário do lançamento do Opel Astra F, aquele que é, igualmente, o modelo mais vendido de sempre da marca alemã.
A sétima geração do compacto da Opel assumiu, em 1991 e pela primeira vez, a designação já utilizada pelo seu ‘meio-irmão’ da Vauxhall, substituindo o Kadett no restante mercado europeu. Com este novo modelo, a Opel passou a oferecer um veículo com uma habitabilidade muito superior, mantendo praticamente inalteradas as dimensões exteriores. Foi, ainda, dada especial atenção à questão ambiental, com, por exemplo, a utilização de vários materiais recicláveis na sua construção.
Relativamente à gama, a oferta Astra era extensa e compreendia vários formatos de carroçaria: hatchback de 3 e 5 portas, um mais clássico notchback de 4 portas, a versátil Caravan, muito apreciada em Portugal, bem como um elegante descapotável produzido pela italiana Bertone, perfeito para os fins-de-semana de Sol pelos quais ansiamos.
A oferta de motores era igualmente alargada, com cilindradas de 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 litros para os motores a gasolina, dispondo ainda de uma motorização Diesel com 1.7 litros de capacidade. O desportivo GSi utilizava o maior dos motores em duas versões de potência, 115 ou 150 cavalos, com a mais potente a recorrer a uma cabeça com duas árvores de cames e 16 válvulas.
Com uma produção total de cerca de 4,13 milhões de unidades, o Astra F é o Opel mais vendido até ao momento. Inovou na habitabilidade, na oferta de equipamento de segurança, com elementos como o controlo electrónico de tracção, bem como a nível de protecção ambiental, dispondo da mais evoluída tecnologia de tratamento de gases disponível naquela época.
Um modelo de sucesso para a Opel que convenceu, igualmente, muitos condutores e famílias portuguesas. Agora que entrou “nos trinta”, o Astra torna-se ainda mais especial para quem procura um projecto de restauro interessante e “em conta”, com boa disponibilidade de peças. Se encontrares um GSi, melhor ainda. Está um à venda num dos sites habituais a preço tentador. Depois não digas que não avisámos.
Segue-nos no Instagram