Hyundai Kauai N: promete muito e acho que vai cumprir
A Hyundai apresentou a versão desportiva do seu SUV compacto Kauai, o Kauai N. Tal como o seu irmão hathback i30 N, a promessa é grande e tudo indica que vai cumprir.
O Hyundai Kauai é um bom SUV compacto. Não há dúvida. Tem um bom compromisso entre espaço, design, tecnologia e preço. Tem uma excelente plataforma – usa a de um segmento familiar – o que lhe dá, não só, um bom comportamento como, também, habitabilidade e presença.
Depois, tem versões para todos os gostos. Gasolina, gasóleo, híbrido e eléctrico. Mas faltava qualquer coisa. A Hyundai não foi logo a correr fazer uma versão desportiva, até porque isso esteve reservado ao compacto familiar i30 (e para o Veloster no mercado americano). Mas como não se consegue fugir ao “destino” – mesmo que esse destino seja controlado pelo mercado e pelos clientes – decidiram que estava na altura de passar a pasta ao senhor Albert Bierman, o presidente e responsável pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da marca – sim, o mesmo que fez o i30 N – para fazer um pouco “das suas”.
E o que é que ele fez? Provavelmente o mesmo que fez ao i30 N. Tornou um modelo bom num desportivo magnífico capaz de uma utilização tanto quotidiana quanto desportiva sem comprometer uma ou a outra. Se este Kauai N for “igual” ao sei irmão, o resultado não será nada menos que magnífico.
Kauai N
Para este SUV compacto, o departamento N decidiu utilizar o mesmo motor 2 litros, turbo, com 280 cavalos. É bom, já o experimentámos. Em vez de uma caixa manual (que no i30 N é mesmo muito boa), decidiram escolher uma automática de dupla embraiagem e 8 relações. Só aqui já sabemos que vai ser rápido. Apesar da manual ser uma delícia de utilizar, nada bate a rapidez de uma dupla embraiagem. Falta saber como foi escalonada, uma vez que tem 8 velocidades. Mas deve estar boa, que aquilo é gente que sabe o que faz.
Para ajudar no peso – um SUV será sempre mais pesado que um hatchback – usaram umas jantes de 19 polegadas forjadas. Mais resistentes e mais leves. Podiam ter usado umas 18 para poupar mais um quilos e, quem sabe, melhorar o conforto (apesar de a suspensão ser adaptável e muito boa tanto em modo de conforto como em modo desportivo). Mas o design normalmente pede que se preencha as cavas das rodas e lá têm de usar as 19.
Para o comportamento desportivo, “espetaram” lá para dentro um diferencial eléctrónico e vários níveis de controlo de estabilidade para usar com peso, conta e medida. Para fechar aqui o carácter de desportivo para o dia-a-dia, o novo sistema N Grin Control permite escolher 5 modos de condução. Desde os mais “económicos” e confortáveis aos mais desportivos e um customizável.
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O aspecto desportivo é completado pelos pára-choques N e mais alguns detalhes pelo carro todo, tudo para tornar este Kauai N um verdadeiro N. Que parece bom, lá isso parece. Agora, se vai ser bom? Algo me diz que sim. Ele que venha para o testarmos, que isto promete!