Dacia Spring: o eléctrico que pode mudar tudo
O Spring é o primeiro modelo 100% eléctrico da Dacia e à primeira vista parece ter todos os argumentos que lhe permitirão assumir-se como um sucesso comercial, o eléctrico que pode, efectivamente, mudar a forma como nos deslocamos, diariamente, nos nossos automóveis particulares, e não só. E mudar, ao melhor estilo Dacia, pois o Spring é o automóvel eléctrico mais acessível do mercado europeu, com um preço base, em Portugal, de 16.800 €.
E não lhe falta o aspecto SUV, um argumento actualmente essencial para que um modelo jogue de igual para igual com os nomes mais importantes do mercado. O Spring é um pequeno automóvel de carácter vincadamente urbano, capaz de acomodar quatro passageiros e cuja autonomia máxima pode chegar aos 305 quilómetros, se utilizado, exclusivamente, na cidade. Em ciclo WLTP combinado, a Dacia declara 230 quilómetros de autonomia. Para o que custa, não podemos queixar-nos.
A Dacia propõe-no em três versões distintas. A versão apontada aos clientes particulares, com entregas previstas para o Outono, uma versão para empresas, disponível para o mercado rent-a-car, frotas e serviços de car sharing, bem como uma inédita variante comercial, sem bancos traseiros, ideal para entregas de último quilómetro e que chegará em 2022. O aspecto SUV é complementado por uma altura livre ao solo de 151 milímetros, ajudando a enfrentar os obstáculos e desafios da circulação citadina com mais paz de espírito.
Por dentro, e para além do espaço para quatro passageiros acima referido, o Spring promete uma versatilidade digna de modelos de segmento superior, com uma bagageira de 290 litros de volume, expansíveis a 620 litros com o rebatimento dos bancos. No que diz respeito a equipamento, conta, por exemplo, com ar condicionado, fecho central, quatro vidros eléctricos, sensor de luz e limitador de velocidade. O sistema de infotainment Media Nav está disponível consoante o nível de equipamento.
O motor eléctrico tem 33 kW de potência, o equivalente a 44 cavalos. Não são números para entusiasmar os “aceleras” da cidade, mas sim quem procura, acima de tudo, eficiência. A velocidade máxima é de 125 km/h. Já a bateria de iões de lítio tem 27,4 kWh de capacidade e pode ser carregada a partir de uma tomada doméstica de 2,3 kW em menos de 14 horas, em 8,5 horas numa wallbox de 3,7 kW, em menos de 5 horas numa wallbox de 7,4 kW ou ainda em menos de 90 minutos num posto de carregamento DC com 30 kW.
A gama nacional é composta por dois níveis de equipamento, Comfort e Comfort Plus, com preços de 16.800 € e 18.300 €, respectivamente. A pintura metalizada opcional custa 400 €, o cabo Flexicharger outros 350 € e o carregador rápido DC 30 kW, em exclusivo para a versão mais equipada, tem um preço extra de 550 €. Ainda não o conduzimos, mas não temos razões para duvidar de que o Spring mudará a forma como olhamos para a mobilidade, a nossa e a eléctrica.
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